Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 A capa de invisibilidade do Harry Potter existe! | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

A capa de invisibilidade do Harry Potter existe!

No dia 14 aconteceu a pré-estreia do último filme da série Harry Potter, que arrastou centenas de pessoas para sessões no início da madrugada desta sexta-feira. E, neste momento bastante oportuno, pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, anunciaram os resultados de uma pesquisa que pode ter criado uma espécie de capa de invisibilidade.

O site Technology Review explica que esta capa da invisibilidade é uma nova forma que os pesquisadores conseguiram de distorcer campos eletromagnéticos de formas extremas. O site explica que este efeito já consegue esconder eventos em campos eletromagnéticos de microondas, e já há pesquisadores trabalhando com frequências da luz visível. Em outras palavras, se “escondendo” das ondas de luz, um objeto pode ficar invisível.

Nesta mesma linha de pesquisa, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, também desenvolvem uma espécie de capa de invisibilidade, mas para o som. O dispositivo funciona também com a distorção de ondas (sonoras) e é capas de esconder submarinos e embarcações de sonares.

Agora, os cientistas de Cornell criaram este mesmo efeito, só que para o espaço-tempo. É claro que o sistema é muito mais complicado que isso, mas a animação abaixo, de um grupo de pesquisa da Faculdade Imperial de Londres mostra como funciona, teoricamente, a capa de invisibilidade no tempo.

Um sistema possui duas lentes com um fluxo de luz que pode ser comprimido quando necessário. Diferentes compressões destes fluxos, acima e abaixo, criam um gap no espaço-tempo, e um objeto poderia “atravessar a estrada” sem que ninguém percebesse. Até o momento, os cientistas de Cornell já conseguiram um intervalo de 110 nanosegundos (equivalente a 0,00000011 s), e acreditam que podem chegar até mesmo a 120 microsegundos (0,00012 s).

Os autores não chegaram a sugerir nenhuma aplicação para esta capa de invisibilidade no tempo, mas provavelmente alguma coisa há de surgir. E mesmo se não, só o fato de saber que algo assim existe já é incrível, certo?

Para quem quiser saber mais detalhes sobre o estudo, o trabalho está disponível em PDF; clique aqui para baixar.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário