Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Divisão do Mar Vermelho é explicada por cientistas | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Divisão do Mar Vermelho é explicada por cientistas

A ilustração mostra como um rio pode ter se separado de uma lagoa costeira

A história bíblica[bb]da divisão do Mar Vermelho, registrada no livro do Êxodo, pode ter acontecido de verdade. Ou, pelo menos, poderia ter acontecido sem quebrar nenhuma lei da Física[bb]. Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos e da Universidade[bb]do Colorado mostraram como o movimento do vento descrito na Bíblia pode ter, de fato, afastado as águas[bb]e permitido a passagem de Moisés e o restante de seu povo.

Simulações[bb]feitas em computador mostraram que ventos fortes vindos do leste, soprando durante toda a madrugada, poderiam ter “partido” as águas em uma região onde um afluente antigo do rio Nilo teria se fundido com uma lagoa costeira no Mar Mediterrâneo. Os ventos fortes teriam empurrado a água fazendo surgir uma passagem (veja o vídeo abaixo), permitindo que as pessoas atravessassem o local com segurança. Imediatamente após o cessar dos ventos, as águas teriam voltado ao normal. “As simulações combinam com o que aconteceu na história do Êxodo”, disse Carl Drews, chefe da pesquisa. “O vento empurra a água de acordo com as leis da Física, criando uma passagem[bb]segura com água dos dois lados, e então permite a volta da água abruptamente”. Mas os próprios pesquisadores duvidam que os hebreus conseguissem fazer a travessia pela passagem com ventos tão fortes, de 107 km/h, soprando contra.

O estudo[bb]pretende mostrar um possível cenário para eventos que podem ter ocorrido há mais de 3.000 anos, embora alguns especialistas tenham dúvidas de que ele de fato tenha acontecido. A pesquisa foi baseada na reconstituição das localidades mais prováveis, levando-se em conta as transformações de relevo através do tempo. “As pessoas sempre se fascinaram com a história do Êxodo, questionando se ela vem de fatos históricos”, disse Drew. “O estudo mostra que a divisão de águas possui embasamento nas leis[bb]da Física”.

Fonte: Veja



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



3 Comentários para “Divisão do Mar Vermelho é explicada por cientistas”

  1. Sim Cientistas.

    Moiséis ficou esperando o dia no calendário lunar, onde as águas recuaram e a brisa forte soprou fazendo aquele pedaço de península se abrir.

    Tudo pra não dar o braço a torcer e afirmar

    QUE FOI O MEU DEUS QUE FEZ AQUELE MAR SE ABRIR.

    ENGOLE ESSA!!

  2. Mi disse:

    Moisés estava no lugar certo na hora certa! Sem defender essa ou aquela crença, acho que no título “merecimento” Moisés ganhou um “presente de Deus” pelo autruísmo e benevolência!

Deixe seu Comentário