Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 RESAR #2 – O Dia Mais Claro | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

RESAR #2 – O Dia Mais Claro

Olá!
Sejam bem-vindos ao RESAR – Relação Entre Schias, Arte e Religião, a coluna que traz obras de arte e as analisa sob uma ótica cristã.
Você pode participar dando ideias nos comentários!

Como prometido, trago aqui a continuidade da coluna anterior, que falou sobre A Noite Mais Densa, saga de quadrinhos em publicação no Brasil.

Para evitar problemas, aviso que esta coluna está cheia de SPOILERS, informações vitais sobre alguma história que você não viu até o fim.

SPOILER
SPOILER
SPOILER

(Um dia vou brincar com isso)

Bom, ainda em A Noite Mais Densa, o vilão Nekron só é derrotado quando a Luz Branca, da Vida, da Criação, se manifesta em plenitude, liberando os herois aprisionados e extinguindo os Lanternas Negros. Em seguida, 12 pessoas, entre herois e vilões, são ressuscitados, e a Lanterna Branca é fincada no chão.

O Dia Mais Claro começa com estas 12 pessoas se readaptando e as consequências de seu retorno. Ronnie Raymond, o primeiro Nuclear, encara o fato de que terá de se fundir com Jason, o Nuclear atual, e os dois não se gostam.  Maxwell Lord se apaga das memórias de todos, menos de alguns membros da antiga Liga da Justiça Internacional. E assim vai.

O mais importante é o Desafiador, que fica com um Anel Branco e está ligado aos outros onze. A Luz Branca o instrui para a autoproteção, e para que ele ajude os outros a cumprirem suas missões.

Apesar de todos terem ressuscitado, eles voltarão a morrer caso não cumpram suas missões. Algumas são aparentemente fáceis, outras não, e algumas se cruzam. Agora eles precisam correr atrás.

MAS E A RELIGIÃO?

Ok.

Se você não entendeu na coluna anterior, repito: a Luz Branca é Deus. Senhor da Luz, da Criação… Nós somente somos humanos plenos quando nos desenvolvemos de acordo com o plano Dele, algo representado pela união das cores na série. Partindo disso, é fácil entender a alegoria na derrota de Nekron: quando o mal parecia prestes a imperar, Jesus Cristo se entregou à Morte (o que, no gibi, o tornaria um Lanterna Negro), mas mostrou Seu Poder Único, e voltou como o melhor representante de que a Vida Plena no Reino dos Ceus supera qualquer tipo de Morte.

Quanto aos ressuscitados serem doze… PRECISO DESENHAR? E neles ainda tem Max Lord, em quem a Liga confiou e que matou o Besouro Azul… um TRAIDOR!

Dentre os ressuscitados está o Desafiador, heroi que era um espírito que entrava nos corpos dos outros. Quantas pessoas estão por aí, vazias, tentando sentir alguma emoção em fatores externos? Daí elas querem viver as vidas de outros, ter o que outros tem… e acabam se sentindo amparadas no pecado.

O Desafiador é o pecador que o Senhor acolheu por ver nele seu total valor. Muitas vezes não percebemos quão valiosos somos, mas Ele sabe o tempo todo. E é assim que Deus (ou Luz Branca, se preferir) cuida do Desafiador.

Deus dá o dom da vida a cada ser, mas só tem vida plena quem está em “sintonia” com Ele: O serve com seus dons para uma missão por Sua Obra. Os personagens ressuscitados possuem dons (que os tornaram super-heróis ou super-vilões) e lhes foram dadas missões. O Flash Reverso foi o primeiro a cumprir sua missão: trazer o segundo Flash, Barry Allen, de volta à vida. O que ele ganhou, segundo a “Luz Branca”? VIDA PLENA!

Tenham vocês também vida plena. Semana que vem tem mais RESAR.



Publicado por Vinícius Schiavini, Vinícius Schiavini é podcaster, blogueiro, professor, consultor, empresário, Ministro e mais 684 profissões.



Um Comentário para “RESAR #2 – O Dia Mais Claro”

  1. Lito Filho disse:

    mto bom essa coluna, sou fã de HQ e acredito que essa coluna vai influenciar e mudar a vida de muitos fãs de HQ. Que Deus continue te abeçoando!

Deixe seu Comentário