Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 O sultão e o sábio | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

O sultão e o sábio

sultaoMais uma vez coloco aqui uma ilustração sobre um sábio. Mas por que esta opção: muitas palavras boas provém dessa sabedoria popular. Não tenho nenhum preconceito sobre a origem mas, lógico, filtro para que não fique muito diferente dos meus próprios conceitos. Esta ilustração nos dá uma lição valiosíssima de como devemos transmitir certas notícias para as pessoas. Por pior que seja, sempre há uma forma menos dolorosa de transmiti-la.

Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

– Que desgraça, senhor! – exclamou o sábio.

– Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

– Mas que insolente! – gritou o sultão – Como se atreve a dizer tal coisa!

E ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio, para interpretar o mesmo sonho.

E o outro sábio disse:

– Senhor, uma grande felicidade vos está reservada!!!

– O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!

A fisionomia do sultão iluminou-se e ele mandou dar cem moedas ao sábio. Quando este saía do palácio um cortesão perguntou:

– Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega. No entanto ele levou chicotadas e você moedas de ouro!

– Lembre-se sempre, amigo – respondeu o sábio – tudo depende da maneira de dizer as coisas.

E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a desgraça; a paz ou a guerra. A verdade sempre deve ser dita, não resta a menor dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz toda a diferença. A verdade deve ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém, pode ferir, provocando revolta. Mas se a envolvemos numa delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamante será aceita com facilidade.

Autor desconhecido – enviado por e-mail.

Graça e Paz



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário