Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Twitter – Uma nova estratégia para a igreja atual | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Twitter – Uma nova estratégia para a igreja atual

Blogagem coletiva do portal Gospel+Nesta semana, mais precisamente no dia 12/08/2009, o portal Gospel+ nos propos um desafio: fazer uma blogagem coletiva que fale sobre o twitter e o cristianismo. O blog do Pastor Claybom não poderia deixar de partcipar e escolhi falar sobre um tema qme me parece bastante oportuno: A influência do Twitter na propagação do Evangelho.  Me pareceu bastante oportuno falar sobre isso nesse momento. Você pode estar se perguntando “mas que momento?“. Dê uma lida no meu post intitulado “Me sinto envergonhado” que vc irá entender.

Mas vamos nos ater ao assunto deste post: Estamos vivendo uma época em que a velocidade em que a informação chega até o destinatário é crucial! Se o prezado leitor é da área de jornalismo sabe bem o que estou falando. Pensando bem… qual é a área atualmente que não está submetida a pressa, a velocidade em que trafega a informação? Hoje ganha  quem é mais rápido, mais veloz! Por que a igreja atual seria diferente?

A igreja atual necessita e deve trabalhar com marketing. A igreja faz parte da sociedade e nela estão contidos indivíduos que buscam a satisfação de seus desejos e necessidades, sejam elas espirituais, físicas e/ou  materiais. E a igreja precisa igualmente de um planejamento! O planejamento estimula a administração a pensar adiante de forma sistemática, força a igreja a alinhar seus objetivos e políticas, leva a uma melhor coordenação de esforços e fornece padrões mais claros de desempenho. Inclusive o líder deve cuidar do seu marketing pessoal. Sua imagem reflete a imagem da igreja na qual está inserido, para os diversos públicos que a rodeiam. Portanto ele deve cuidar muito bem dela!
1. O lider deve ser organizado.
2. O lider deve Planejar-se.
3. O lider deve conheçer bem os seus liderados.
4. O lider tem que se Tornar positivamente conhecido.
5. E, principalmente, o lider deve dar um bom testemunho.

Como vocês podem ver o maketing exige organização, exige trabalho. Em qualquer nível existe esta necessidade de organização. Em qualquer evento realizado pela igreja, este nível de organização é exigido muito mais. Mas qual é o objetivo de qualquer evento? Alcançar pessoas certo? Como? É possível alcançar pessoas através de ações que visem divulgar a igreja, torná-la (positivamente) conhecida, a fim de que se crie uma empatia dos diversos públicos pela igreja. Existe uma infinidade de ações que podem ser adaptadas ao seu ambiente.

Dentre estas tantas açoes, podemos destacar o Twitter. O Twitter é o microblog mais popular do mundo. Esta plataforma de comunicação pode ser usada de diferentes formas: para manter contato com os amigos, saber as novidades mais recentes sobre personalidades e empresas ou espalhar notícias com grande velocidade. Basta criar um perfil. Depois de criado você pode passar a seguir (“follow”) outros perfis da ferramenta, seja de amigos, conhecidos, famosos, empresas, ou no nosso caso igrejas. Você receberá todas as mensagens postadas você e por quem estiver seguindo em sua página inicial. O seu próprio perfil também poderá ser seguido por outros usuários. A agilidade e a rapidez da ferramenta são garantidas pela limitação imposta ao tamanho das mensagens: 140 caracteres, entre letras e espaços.

Atualmente se preciso de uma orientação eu peço no twitter e sempre tem pessoas dispostas a responder. Se vou assistir a um filme, o pessoal do twitter pode me dizer se vale a pena ou não. Se as igrejas passarem a usar esta ferramenta como uma forma de divulgar seus eventos vão se surpreender! Seu sucesso é explicado pelas mensagens curtas e objetivas. Já existem igrejas que utilizam o twitter para divulgar seus boletins diários. Já presenciei na travessia da Bahia de Guanabara um conhecido que recebeu um twitter avisando do ensaio do coral a noite. E por que não usar para o discipulado? Para enviar pequenas mas diretas mensagens?

Temos em nossa mão uma verdadeira ferramenta de comunicação e muito poderosa. As notícias correm primeiro no Twitter para depois chegar na mídia tradicional. A igreja atual deve abrir os olhos para esta nova ferramenta da internet e aproveitar para interagir melhor com seus membro e com os congregados.

Esse assunto pode ser mais explorado e o farei no futuro.

Graça e Paz

Pastor Claybom



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



3 Comentários para “Twitter – Uma nova estratégia para a igreja atual”

  1. edson disse:

    é bem verdade o q vc disse nesse tópico, as informações correm mais rápido no Twitter do q em qualquer outro lugar, e a igreja deve perceber isso e achar um jeito de administrar melhor essa ferrramenta, somo s a igreja do século 21 e acho q nada mais natural do q nos interamos as mídias q nos circulam diariamente, devemos usar a internet ao nosso favor e não contra nós, a igreja q vira as costas para isso não utiliza todo o seu potencial de falar de Deus e de Seu evangelho.
    fica na Paz
    abraços.

  2. Alberto disse:

    Olá Claybom.
    Adorei o seu blog. Tornei-me seu seguidor…
    Gostaria de convidá-lo a visitar o meu: http://www.ecclesiareformanda.blogspot.com/
    Um abração
    Alberto M de Oliveira

  3. Otimo post! O Twitter é uma ferramenta podera hoje. Ela deve ser usada e abusada pelas igrejas.

Deixe seu Comentário