Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Mulheres na igreja | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Mulheres na igreja

E viva as mulheres!Aí, já vou começar este post mostrando toda a minha revolta. Esta revolta não é contra os homens, seres necessários à nossa sobrevivência (alguém tem que pagar as contas, né?). Refiro-se ao machismo que impera nas igrejas evangélicas: em todas elas.

Existem alguns ministérios liderados por mulheres (não vou citar nenhum para não ser injusta com ninguém), mas vai lá e pergunta se são os homens que estão comandando as reuniões de consagração e de oração??? Nananinanão!!!! São as mulheres, de novo, as mulheres.

Aí, gente!!!! Mulher também trabalha fora, mulher é inteligente, é multitarefa (fazemos um monte de coisas ao mesmo tempo e bem feitas), mulher é nerd, mulher é mãe, administradora dos bens da casa e da economia familiar. Não tolero mais esse negocinho de “as mulheres devem orar pelo seu pastor, pela igreja, por isso e por aquilo… E QUEM É QUE TÁ ORANDO PELAS MULHERES?????

Tive que ler a seguinte frase machista, vinda, claro, de um homem, através do Twiter (não vou citar o nome para não ficar feio)”@MissDoriana o melhor instrumento da mulher é o fogão hauhauhuauauaahuaauha!!”. Infame.

Os maiores chefs (cozinheiros de renome ou não) são homens e ninguém os critica e nem faz piadinha jocosa com eles. Mas se uma mulher for tocar bateria, por exemplo (EU TOCO) tem que ficar ouvindo piadinhas de homens que não tem coragem de assumir e concordar que quando nos propomos a fazer alguma coisa, sempre obtemos sucesso.

O engraçadinho que falou que “o melhor instrumento que uma mulher toca é o fogão” se esquece que tem mulher que não sabe cozinhar, mas sabe fazer muitas outras coisas muito melhores que os homens.

A médica obstetra que fez o parto da minha filha é pastora da Igreja Batista do Calvário – Niterói.  E ela tem sempre uma palavra poderosa vinda do Senhor para a igreja (formada por homens e mulheres). Aconselha casais, orienta as viúvas, ajuda a igreja a crescer. Pois é assim que deve ser. Homens[bb] e mulheres devem fazer isso em conjunto. Como companheiros e parceiros e não como competidores.
O único prêmio que vamos receber é a coroa da vida eterna.
Gente, ser homem e ajudar com as tarefas rotineiras do lar não é vergonha. Muito pelo contrário. O homem que incentiva a sua mulher a realizar outras tarefas deve se sentir orgulhoso por ter ao seu lado uma mulher de vanguarda, à frente de seu tempo, ousada e realizadora.

Como disse um outro homem através do Twiter:” vamos orar, debater e agir. É um remédio meio amargo mas que surte efeito.”

Beijos e fiquem na Paz.

Missionária Doriana
Mulher amada, cuidada e respeitada do Pastor Claybom.
Mãe da super maxi Danoninho.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



29 Comentários para “Mulheres na igreja”

  1. renato disse:

    O título tá errado. é “mulheres na CANTINA da igreja” o certo. rs

  2. Anamaria disse:

    A mulher foi criada pra ajudar,pq diz a biblia que somos adjuntoras. Concordo com o que a biblia diz e lendo o que vc escreveu hj,miss doriana,compartilho da minha revolta no meio evangélico. Essa história de vaso mais fraco não cola rsrsrs. Fazemos de tudo pq não podemos liderar uma igreja , conheço como vc algumas nas quais as mulheres coordenam e são muito abençoadas. Nesse ponto acho q as igrejas brasileiras deveriam copiar as varias igrejas americanas que tem mulheres como pastor e que são abençoadas. Louvo a Deus por ver mulheres como vc que se revolta e ora e debate para que esta situação seja mudada. Homens digam não ao machismo e sim à vontade do Pai. Mais um conselho ler PROV 31.

  3. Desculpe Miss Doriana, mas sei lá, acho que agente é tipo assim, por causa do Ap. Paulo quando diz que a mulher não pode falar em culto, tem que usar véu, não rapar a cabeça, aí a gente foi acrescentando umas qualidades com o passar dos anos, mas óh é só um pouquinho.

  4. Muito bom o post.
    Realmente tem muitas igrejas que não dão o devido valor as mulheres.
    Na igreja que eu frequenta muitas vezes são homens quem dirigem os circulos de orações e não vejo nenhum problemas nisso, Deus só aceita oração de mulheres???
    A esposa do pastor também tem um valor muito grande na minha igreja, é tanto que chamamos ela de Pastora, ela dirige cultos, prega, louva, aconselha, faz de tudo… e muitas vezes é criticada por isso. As pessoas tem muito preconceito e dizem que ela não pode pregar e etc…
    Como diz uma frase bem conhecida: “Temos que rever os nossos conceitos”.

  5. Missionária Doriana disse:

    Em resposta ao Ilustríssimo Sr. Renato que comentou este post digo o seguinte: na minha igreja quem comanda a cantina são os homens. Suas esposas os ajudam com todo o amor e carinho, para que tudo aquilo que os dois fizerem seja perfeito, pois fazem para Deus. Pena, Renato, que vc se vanglorie de expressar seu machismo, aliás, objeto este que vem sendo ultrapassado. Tem muitos homens, na atualidade, que ficam em casa cuidando das crianças enquanto suas esposas trabalham fora porque elas conseguem alcançar um salário muito superior ao que eles (mesmo ganhando mais que as mulheres) conseguiriam. E isso não os diminuem. São eficientes e respeitados por suas esposas e filhos. Caro Renato, reveja seus conceitos. Seja um cristão ou herege antenado e leia mais a Bíblia. Se não fosse o amor de uma mulher nem eu nem você estaríamos aqui hoje. Não teríamos, por exemplo, mãe.

  6. renato disse:

    Missionária, por favor perceba quando as coisas são brincadeira e quando não são. 😉

  7. Missionária Doriana disse:

    Em resposta ao também ilustre sr. Alexandre Fernandes, digo o seguinte: nós (eu e vc) não nascemos no tempo do apóstolo Paulo. Naquela época, as mulheres não eram contadas, não podiam cortar seus cabelos, deveriam usar véu, não votavam, não usavam calças compridas, mas muitas delas trabalhavam para ajudar a seus maridos. Ou você acha que elas se ocupavam apenas com as coisas da casa? Pensa que educar filhos é fácil? Hoje em dia, as mulheres trabalham fora por vários motivos: alguns homens não tem condição suficiente para sustentar uma família (já falei que a maioria das mulheres se casa por amor e não por dinheiro) ou a mulher é super competente e qualificada para exercer qualquer profissão e se realiza com isso, mas continua com todas as suas tarefas de casa. Estas qualidades não foram “acrescentadas por nós – homens – com o passar dos anos” e muito menos “só um pouquinho”. A mulher sempre teve as suas qualidades. Deus quando fez Eva “não a tirou da cabeça, para que não disputasse ou mandasse no homem nem do pé para que fosse subjugada por ele. Tirou das costelas, para que do homem fosse companheira e ajudadora”. Já reparou que quando alguém está apanhando (homens brigando, eca!!) a primeira coisa que é protegida é a lateral do corpo, onde ficam as costelas??? Sinal que de são valiosas. E muito mais valor tem a mulher, na sua casa, na sociedade, na igreja. E outra coisinha: cabelo comprido dá trabalho para cuidar. Moramos num país tropical com muito calor. Até para orar atrapalha. Fica na Paz e “reveja seus conceitos”. Também.

  8. Bruno disse:

    Missionária Doriana!
    Cada vez mais relevante seus posts aqui no Blog do Pastor Claybom. Acho que logo chegará o momento de fazer o Blog da Missionária Doriana.
    Concordo em alguns aspectos de que a mulher deve tomar algumas lideranças além daquelas que já tem executado nos dias de hoje.
    Eu, particularmente, não gosto de pastoras, mas gosto muito de mulheres pregando. Parece um pouco controverso, mas deixe-me explicar. As mulheres devem ocupar cargos cada vez maiores na igreja sim, mas eu não vejo igreja em que o único pastor seja uma mulher e tenho cada vez mais verificado que igrejas em que o único pastor é um homem também costumam ser intrigantes pra mim. Homem e Mulher devem ter o mesmo espaço. A tradição fala muito alto a cada um de nós de maneira diferente. Acredito que passado o tempo de queimar as roupas intimas nas ruas para tomar seu espaço já passou. Agora, com direitos iguais perante a Lei dos Homens, é o momento das mulheres tomarem seus lugares também na igreja, já que perante a Lei do Senhor todos são iguais.
    Gostaria de lembrar que a mulher foi feita da costela de Adão. E creio que isso seja para que o Homem a tivesse sob seus braços para protege-la. Mas para que fosse também independente dela. Se a mulher fosse feita da cabeça, o homem não pensaria, se fosse de uma das pernas, ele não andaria. Assim, acredito que a mulher complete o homem, por ser a costela que lhe falta, mas o homem não depende da mulher para viver. Ja pelo lado da mulher, esta não foi feita do osso do pé, para que não fosse pisada por ele e nem feita do pescoço, para que não dominasse o olhar do homem. E sim da costela, para que fique proxima ao lugar onde cada uma delas deve estar, proxima ao coração do homem, sendo protegida por ele e protegendo também seus orgãos vitais.
    Assim, homem e mulher não são um cada um, e sim um grupo onde homem e mulher se completam. Voltando aos cargos das igrejas, acredito em que homem e mulher devem se completar também nos cargos das igrejas, suprindo a falta que o outro tem. Se as mulheres estão liderando os grupos de oração e não o culto, isto não faz a mulher menor ou o homem maior. Isso faz o que Deus assim desejou, que homem e mulher se completassem.
    Espero não ter ciado mais revolta.
    Mais uma vez, Parabens Missionaria Doriana

  9. Missionária Doriana disse:

    Em resposta ao meu amado amigo Bruno (sigam no Twiter @japoneswqs), digo o seguinte: graças a Deus por existirem homens como vc. Fiquei muito feliz com o seu comentário e, ao contrário do que possam pensar, não incitou mais revolta. Ela existe e motiva discussões. Quando falamos sobre somente as mulheres dirigirem as reuniões de oração e coisas parecidas é porque ou elas se condicionaram a isso ou foram condicionadas. Vc foi muito feliz quando disse que a lei de Deus é para todos, independente do sexo. E é mesmo. Mas infelizmente vemos muitos homens (inclusive pastores) que relegam às mulheres tarefas que nem sempre elas gostariam de realizar, ao invés de perguntar o que gostariam de fazer e para o que estariam capacitadas. Por favor, não entenda comose eu achasse que as mulheres devessem parar de orar (nunca) mas elas poderiam fazer mais coisas no e para o Reino de Deus. Que o Senhor o abençoe e dê para você a esposa merecida e esperada e que vocês saibam cuidar muito bem um do outro e que trilhem o caminho que Deus (com total certeza) tem preparado para vocês e sua família. Até que Ele venha.

  10. DarK FlameS disse:

    Bom, por mim fica claro que não somente a mulher é responsável pelo cuidado do lar, mas o homem também. Antigamente a mulher cuidava da casa e o homem saia pra trabalhar, pq era a forma mais justa ja que mulher não podia trabalhar em muitos casos… Porém, hoje os tempos são outros, tanto homem quanto mulher tem suas atividades extra-lar e sim, ambos devem fazer o trabalho de casa, varrer, passar, limpar, lavar, cuidar dos filhos… ou no minimo contratar alguem pra fazer isso e dividirem igualmente o que sobrar.

    Vi em lares de amigos meus, que quando ocorre dessa forma, o casamento vai muito bem e ambos ficam satisfeito. (não vejo isso em meu lar pq meus pais se separaram, mas não foi por esse motivo)…

    Deus nos deu a mulher como ajudadora e não como serva. Pedimos muitas vezes para que Deus providencie uma mulher para nós, mas muitas das vezes, acabamos não sabendo administrar o presente que Deus nos deu.

    Saibamos respeitar, pois respeitar a esposa, não é amar o proximo, é amar a ti mesmo, pois ela é uma só carne com você

    obs 1: Sobre a parte da pastora… acho que a igreja batista do calvario não é da CBB, que é a convenção da minha denominação, pois na minha, não é permitido que se tenha pastoras. (há uma frente de defesa a isso, mas oficialmente, somente pastores e não pastoras).

    obs 2: criem um esquema de usuarios pro blog… assim fica mais facil identificar quem escreveu, ao inves de sair sempre Pastor Claybom.

    é isso galera. fui

  11. Missionária Doriana disse:

    Isso aí, Dark Flames. Vejo que este post causou alvoroço mas foi bom pq tem homens começando a pensar diferente e desejando agir diferente. Fica na paz. Grande abraço.

  12. Ossamu disse:

    Vejo que existem muitos tabus ainda e homens em pleno século 21 ainda se acham dominadores de tudo.
    Sou obreiro de uma igreja e minha esposa tbm e pelos estudos biblicos que ela faz vejo nela maior capacidade de pregar que a minha, mas não indica que ela deixaria de ser minha esposa em casa se ela se tornar uma pregadora do evangelho. Mas lógicamente eu como marido e conhecedor da palavra e da obra devo coloborar com a obra de Deus e que consequentemente alguns afazeres de minha casa ficariam ao meu encargo. Não vejo problema algum nisso. Se isso ocorrer ela não deixará de ser submissa a mim e isso não mudará o nosso casamento, mas se apartir do momento que ela assumir uma igreja por exemplo e também quiser assumir o papel de mandona dentro do lar estará agindo fora da palavra e assim não sevirá para ser pregadora se ela própria não segue os ensinamentos. A submissão não é escravidão e um casal se completam e não invertem os papéis no lar. Se ela faz a janta por que o marido não pode lavar a louça ou vice versa. Recolher a roupa no varal, ajudar com a limpeza não há nenhum mal nisso.

    Se levarmos a bíblia ao pé da letra você não deve cortar a barba, devemos pedir sabedoria e dicernimento ao ler sua bíblia. Paulo falou a uma das igrejas que eram frequentadas por mulheres que não tinham idéia de alguns dos costumes judaicos, por isso foi necessário a dizer que as mulheres devem se calar nos cultos pois falavam demais e os trajes delas tbm chamavam a atenção dentro da igreja.

    Parabéns missionária e continue com o trabalho inspirada sempre pelo Espírito Santo de Deus.

  13. Kleber disse:

    Respeito a opinião de cada um, mas, os tempos mudaram, Deus não, ele é o mesmo ontem, hj e amanha, a Bíblia diz que td passará, menos a palavra de Deus, e se a palavra dele n passa, a mulher liderando a igreja, vai contra a palavra de Deus..o homem é cabeça, é o lider natural, a mulher tem que ser sua companheira, os dois tem que caminhar juntos, mas a ultima palavra tem que ser do homem, leiam a Bíblia, em nada a mulher foi a frente, e quando foi deu errado..começamos pela Eva, quando tomou a frente, pecou…

  14. Debora disse:

    Amanda Missionária,

    Gostaria de sua ajuda para entender o que a biblia fala “claramente sobre o trabalho da mulher na igreja”.

    Fico constrangida porque nao sei onde se encontra na bíblia um texto que diz tão claramente algo sobre o trabalho da mulher, visto que em Corintios, Paulo fala com todos os pingos que as mulheres nao devem falar nas assembleias nem presidir cultos mistos.

    Aguardo seu comentário com amor.

    Graça e Paz,

    Débora

  15. A Biblia é MACHISTA disse:

    ”Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja ”.
    – I Coríntios 14:33-35

  16. Fernando Rodrigues disse:

    OI Missionaria a paz do SENHOR!!!

    me responda só algumas perguntas por favor!?!?!?!

    Será que a Biblia foi inspirada por DEUS ou ñ???

    Qual o objetivo da Biblia na vida do Cristão???

    A Biblia deva ser o manual de vida de todo Cristão???

    então me repalde Biblicamente de Gênesis a apocalipse que DEUS deixou alguma mulher a frente de alguma Igreja… pd fazer isso???

    A mulher deve reconhecer seu lugar do lado do homem e submissa ao homem o q passár disso e anti Biblico…

    fique na paz e vou orar para q DEUS abra melhor a sua mente e q vc como serva do senhor venha saber em q vc esta firmada se e em CRISTO ( a grande rocha ) ou ñ!!!

    tchau fik na paz do SENHOR estou aguardando o respaudo!!!

  17. Gilson G. de Oliveira disse:

    É muito importante as multitarefas que as mulheres efetuam e seus multiplos valores como ser humano. Entretanto, devemos estabelecer os parâmetros. Deus não estabeleceu “pastoras” para sua igreja. Separou homens para os ministérios da igreja. Raquel era pastora de animais e não de pessoas; Gálatas 3.25-29 está falando de salvação e não de ministérios na igreja. Não é o que queremos ou o que o modismo secular vai ditando, mas o que Deus estabeleceu. E o que ele estabeleceu? “Não permito que a mulher ensine ou que exerça autoridade de homem”. Ponto final.

  18. jose gomes disse:

    como seguidor de JESUS CRISTO ,fico muito triste ao abrir um site onde o esta escrito,pastor fulano ou pastor ciclano,missionaria fulana ou siclana e ver discursoes que são travadas sobre quem é maior ou menor,QUEM tem titulo maior ou menor, quem tem mais ou menos poder na igreja de DEUS,PRECISA LER MAIS A BIBLIA SEM PRECONCEITO,OU SEM querer fazer um evangelho que combine com sua personalidade carnal, enquanto se preocupam com cargos titolos e poder na igreja, estão esquecendo das almas que perecem, e dando um pessimo testemunho para aqueles que frquentam este site, lembre-se,se quiser ser grande no reino de DEUS,seja apenas um servo,e lembre-se,DEUS NÃO TE VER PELOS VALORES,TITOLOS,OU POSIÇÃO SOCIAL QUE POSSUE, MISERICORDIOSO É NOSSO DEUS, QUE ELE OS ABENÇOE;

  19. Gilson G. de Oliveira disse:

    Não é questão de quem manda ou desmanda; mas de obediência à Palavra de Deus. Não é uma questão de humanismo que, em sites ateus, chama o Deus da Bíblia de um “Deus sanguinário” (referências aos sacrifícios expiatórios cruentos de animais), “carrasco de criancinhas” (referência ao mandamento dado a Josué para eliminar até as crianças); não é uma questão de romantismo piedoso, ou pseuda piedade, e nem de dar satisfação a mundanos que querem ditar as regras, mas de fazer conforme a Revelação Bíblica. Se queremos fazer bem feito, bonito, com real valores, ou seja, com valores segundo os olhos de Deus, deve ser exatamente conforme Deus dita. E Deus já estabeleceu que “a mulher não ensina e nem exerça autoridade de homem”. Por que? Eu não sei, mas sei que deve ser obedecido, e quem quizer fazer diferente estará em espírito de rebelião que é pior do que feitiçaria. Não vai receber galardão por fazer, porque não há galardão para premiar desobediências. Não há galardão de “pastoras”, senão castigo por exercer desobediência. Ou será que podemos desobedecer e ficar-mos impunes? Eu não creio nisso! (gilson_koine@hotmail.com)

  20. custadizer disse:

    este mundo a mulher e braço do homem se ela não haver força na igreja por que sõa a maioria nas comunidade dos crente, eu desto que a mulher não por falar na congregação dos santo por a bilia nos exorta na carta de Galates cap. 4:27ss.que

  21. lili disse:

    Ola, meu esposo é desses que acha que mulher n pode ser pastora e muito mesmo pregar no culto. Somos de uma igreja a qual tem pastora e que benção ela é.Amei seus comentarios e concordo ignorante o homem que acha que voz da mulherr nao tem valor.Bjs

  22. marcelo disse:

    Bom estive lendo alguns comentarios sobre o assunto,e vi que realmente tem variedades de opiniões!!!

    é claro que o comentario não partiu do amado pasto do blog e de sua esposa que por sinal é suspeita em relatar o assunto.

    mais eu vivo na minha vida real uma dificuldade muito grande em relação a isso,minha esposa tem seu cargo na igreja e o exerce muito bem por sinal,mais quando se fala em relação no lar e responsabilidades com filhos ela deixa a desejar..

    uma pergunta:

    Será que somos pessoas diferentes?na igreja e em casa somos outra pessoa??

    se exercemos tão bem nosso cargo na igreja,por que não exerce da mesma forma no lar??

    Esse é meu questionamento pois meu casamento esta quase acabando por isso,minha esposa é bem aplaudida na igreja e tem fama de ser uma otima lider,mais no lar só Jesus,quando meus filhos pedem ajuda no materia da escola não tem tempo,briga,e na igreja tudo faz.

    Eu não sou contra a mulher exercer ate admiro quem se dispõe a trabalhar para o Senhor,mais não podem deixar a mercer essa are tão critica,devemos pedir a Deus sabedoria pois foi isso que Salomão pediu ele sabia em seu coração o valor que isso tem,pois como seria um grande lider sem sabedoria??

    deveos dividir o nosso tempo muito bem e fazer tudo com ordem e decencia como diz a palavra,que o senhor abençõe esse blog e a todos que o seguem em nome de Jesus!!!!

  23. José Carlos de Oliveira disse:

    Segundo certos Pastores O homem salvo entrara pela porta do ceu e a mulher entrará pela fechadura.

  24. Gilson G. de Oliveira disse:

    E, conforme a observação, para aqueles que pensam igualmente, o apóstolo Paulo, segundo a iluminação que o Espírito Santo lhe deu, é um destes que pensa que a mulher entrará pela fechadura?
    Este é um daqueles assuntos em que eu preferiria não me estender tanto. Há coisas mais importantes na Palavra de Deus para se prender. Mas, vou fazer uma última observação:
    Em 1Coríntios 12, Paulo fala acerca de “pé que prefere ser afastado do corpo por não é mão”, e o mesmo quanto “a orelha que por não poder ser olho prefere o mesmo”.
    Se Deus não escolheu a mulher para ser cabeça na Igreja, falo de ministério (1Co 12.21), por isso, deixará ela de ser obediente para ser rebelde e desviada da corpo?
    Quanto a ser “uma benção” na Igreja, não concordo com isso, se tal “benção” é contrária a Revelação de Deus. Conheci um certo indivíduo que “era uma benção” na Igreja: Era igualmente ladrão, mentiroso, rebelde, falso profeta, e queria o ministério à todo custo; até que por fim abriu uma igreja para ele mesmo! (gilson_koine@hotmail.com)

  25. marilda disse:

    FICO INDIGNADA COM COMENTARIOS DE HOMENS OU DIGAMOS RESTO DE HOMENS QUE CONSEGUEM TER UMA MENTE MEDIOCRE.CERTAMENTE ESTE HOMEM,OU MELHOR PO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇAO QUE VOCES E EU NAO CONHEÇO,DESCOBRI QUE ELE TEM PROBLEMA SERIO NO JOELHO.

    FALTA DE JOELHAR E ORAR.

    MISERICORDIA,ESSE PRECISA DE ORAR,JEJUAR E TORÇER PARA QUE NA VINDA DE CRISTO ELE ESTEJA NOS POUCOS ESCOLHIDOS. PORQUE MUITOS SERAO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS.

  26. ------------------------ disse:

    Cade a base biblica desse texto?
    a mulher DEVE pregar na igreja sim!
    mas vc deveria mostrar a base biblica
    se tiver e pq eu nao olhei direito,
    mas se nao entao deveria colocar!

    Lei——————————————————————–

    Na verdade a igreja de Corinto era muito complicada. A cidade ficava no porto, onde existiam muitas prostitutas, inclusive, Paulo escreve para esta igreja que as mulheres deveriam usar cabelos compridos e saias ( costume de algumas igrejas ainda ).
    Na verdade irmão, em outras cartas a outras igrejas, essa ordenança não ocorre. Existem mulheres no novo testamento e o mesmo Paulo que escrevo este versiculo aos Corintos, escreve para igreja de Galatas …” não há homem nem mulher porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Galatas 3:28),

    Na verdade, Jesus usou muitas mulheres como suas testemunhas inclusive de sua ressureição. E para te mostrar mais um versiculo do novo testamento.

    Atos 21:8-9…. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam ( um dos maiores dons, fora o amor )

    • Liderança feminina, é bíblica?
    Desde que decidi escrever esta coluna, inúmeras foram as palavras de incentivo que recebi. Irmãos e irmãs pedindo aconselhamento, pessoas dizendo que tiveram suas duvidas esclarecidas através das colunas. Mas, surgiram também as críticas, de uma minoria devo reconhecer, e todas elas dizendo que como mulher, eu não estou autorizada a ensinar, usaram como argumentos os trechos bíblicos que irei comentar abaixo:

    “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (I Corintios 14:33-35).

    O apóstolo Paulo, foi uns dos maiores teólogos e sábios da igreja primitiva, ele escreveu as diretrizes que estruturaram o cristianismo como uma organização religiosa. E em sua sabedoria ele começa esta ordem, dizendo que Deus, não é Deus de confusão. Na época de Paulo as mulheres eram proibidas de ensinar e falar em público, se as mulheres cristãs começassem a agir desta forma estariam sendo motivos de confusão e estariam desobedecendo às leis da época.

    Este texto não é argumento válido para proibir as mulheres de pregar, aconselhar e testemunhar. Primeiramente, veja que após dizer que as mulheres estejam caladas, o Apóstolo Paulo usa a conjunção explicativa “porque” para explicar que não lhes é permitido falar pela “lei”; Então eu pergunto amigo leitor, a lei ainda proíbe que as mulheres falem em local público? É atualmente vergonhoso ou desonroso a mulher ensinar?

    A palavra de Deus é atemporal, não muda com o passar dos anos, porém é interpretada em diferentes épocas e por diferentes pessoas. A sociedade humana, esta sim, muda a todo instante. Algumas pessoas, principalmente homens com ideologia machista, usam o versículo que está em 1 Timóteo 2:11-12 para afirmar que a mulher não pode ensinar: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” Esta proibição, parte de Paulo para Timóteo e não de Cristo, sejamos sábios.

    Paulo diz: “e não permito”, primeira pessoa do singular, a proibição é exclusiva dele, e levando em consideração a cultura da época é fácil entender o motivo desta proibição, que nada tem em comum com os dias de hoje. Na nossa sociedade é perfeitamente normal a mulher ensinar, a maioria dos professores do ensino básico, e fundamental são mulheres. Elas estão nas universidades, nas empresas, no lar, no comércio, desenvolvem trabalhos brilhantes, e são cada vez mais reconhecidas. Se Deus deu as mulheres todas estas habilidades e capacidades, é porque deseja que elas as usem.

    Espero, através deste artigo, esclarecer e expor a posição do Ministério Tempo de Avivamento, em relação ao papel das mulheres. E aproveito este espaço para informar que sou chamada de pastora, porque em minha região, chamamos as mulheres de pastor de pastora. Porque entendemos que o ministério de Deus é concedido ao casal, “são ambos uma só carne”, portanto, esposa de pastor aqui é pastora.
    Tempo de Avivamento
    Pra. Edileusa Feliciano

    Como interpretar o verso bíblico: “as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar, mas estejam submissas como também ordena a lei.” I Coríntios 14:34. Será que Paulo proíbe as mulheres de falarem na Igreja? Será que a Bíblia ensina que as mulheres não podem falar na Igreja? Como explicar isto?
    CONTEXTO DA ÉPOCA: As mulheres eram tidas em baixa conta entre o povo judeu. Diz o comentarista Russeli Champlim, que as mulheres naquela época, eram proibidas de freqüentar escolas de Teologia, na realidade os rabinos afirmavam: “É preferível queimar a lei do que ensiná-la a uma mulher.” Era costume dos gregos e dos judeus, determinar que a mulher permanecesse em segundo plano nos afazeres públicos. Era ordenança judaica, que as mulheres não pudessem falar nas assembléias, e nem mesmo fazerem perguntas. Um escravo do sexo masculino poderia ler, mas a mulher não. A Bíblia demonstra o menosprezo da sociedade de então ao seco feminino, quando se fazia um censo, ou a contagem de um povo, que só eram contados os homens, não se incluíam mulheres nem crianças. As próprias geneologias, não aparecem mencionando o nome de mulheres com a mesma freqüência que menciona os homens. Um exemplo mais, quando Maria Madalena foi apanhada em adultério: Porque os homens só levaram a mulher e não o homem que estava com ela, que também era um adúltero? Isto demonstra a sociedade machista, e o descaso com a mulher. O próprio divórcio, naquele tempo, se dava por qualquer problema, se a mulher queimasse o pão, ou não cumprisse com as expectativas do marido, o divórcio era feito com facilidades, por isto Jesus disse: “O que Deus ajuntou não separe o homem”. Dizem alguns comentaristas, que as mulheres naquele contexto, eram tidas em tão baixa estima, que o judeu tinha uma oração que era mais ou menos assim: “Obrigado Senhor, porque não nasci camelo, nem mulher e nem samaritano”.
    Neste contexto, Paulo realmente declarou que uma mulher não deveria falar na Igreja, pois o cristianismo, que estava sendo difundido, não podia cair em descrédito, sendo divulgado por mulheres que não tinham o respaldo necessário da sociedade.
    Paulo realmente quis dizer o que está escrito, mas exclusivamente para a sua época, e para o seu contexto. É importante destacar, que a igreja cristã não surgiu para produzir um revolução social, mas sim uma transformação espiritual pelo poder de Deus. As mudanças sociais deveriam surgir como conseqüência natural das transformações espirituais nos indivíduos que aceitassem a Cristo.
    Como posso diferenciar o que Paulo disse para sua época, e o que é para nós nos dias de hoje? Olhando o CONTEXTO DA BÍBLIA. Existe uma harmonia na Bíblia, Isaías escreveu: “Um pouco aqui um pouco ali”. As verdades fundamentais da Bíblia, não estão isoladas e únicas, elas se completam, se reafirmam de outras formas e em outros contextos.
    E qual é o contexto da mulher na Bíblia então?
    Inicialmente foi criada para estar ao lado do homem, após o pecado porém, houve inimizade e esta ficou sujeita a seu marido. Isto não significa que ela ficou esquecida e muito menos desprezada, pois a Bíblia dá exemplos da importância da mulher, e como o homem deve respeitá-la. A Bíblia registra mulheres que foram relevantes na sociedade, pela escolha Divina, como as profetisas: Hilda, Débora, Miriã, as 4 filhas de Felipe, e ainda a importância das mesmas como mães, como foi a mãe de Moisés, mãe de João Batista, de Jesus, etc. O próprio Jesus restabeleceu o lugar da mulher na sociedade, pois em diversos momentos foi criticado por quebrar barreiras da época: quando conversou com uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó; quando permitiu que seus pés fossem lavados com perfume caríssimo num banquete; quando perdoou a uma mulher adúltera, etc. Logo, temos que deixar claro, a diferença entre um “Assim diz o Senhor” e o que Paulo falou para o seu público definido para sua época.
    No último capítulo do livro de Provérbios, o sábio Salomão descreve o valor da mulher virtuosa, que o “seu valor muito excede ao de jóias preciosas”. Provérbios 31:10, parafraseando os versículos seguintes, diz a Bíblia, que a mulher virtuosa é econômica, faz bem e não mal todos os dias de sua vida, ela é trabalhadora, não mede esforços para garantir o pão, mesmo à noite ela trabalha para sustentar sua família e suas servas, cuida da semeadura, do campo, da colheita, é esforçada, prova e demonstra seus bons resultados, é uma luz que não se apaga de noite, ajuda aos necessitados, não tem medo de imprevistos, e muitas outras qualidades que o capítulo 31 de Provérbios encerra assim: “Enganosa é a graça, e vã a sua formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”
    CONCLUSÃO:
    Paulo não sabia nem imaginava o potencial das mulheres, sua época não permitia pensar corretamente neste particular. Hoje porém, a maior igreja do mundo, de Paul Yang Choo, é um sucesso devido aos grupos familiares, que os homens não conseguiram liderar com êxito, mas sim as mulheres, que fizeram com sua dedicação, a Igreja de paul Yang Choo na Coréia, a maior igreja do mundo.
    Portanto quase que 100% das igrejas cristãs, aceitam o fato de as mulheres participarem em suas atividades, ainda que, em muitos casos, os homens ocupem os cargos de maior responsabilidade.
    Fonte(s):
    Leia João, Capitulo 4, e verá como Jesus falou com a mulher de Samaria e como ela foi uma importante missionária para passar aos homens a Palavra de Jesus.

  27. ------------- disse:

    Cade a base biblica desse texto?
    a mulher DEVE pregar na igreja sim!
    mas vc deveria mostrar a base biblica
    se tiver e pq eu nao olhei direito,
    mas se nao entao deveria colocar!

    Lei——————————————————————–

    Na verdade a igreja de Corinto era muito complicada. A cidade ficava no porto, onde existiam muitas prostitutas, inclusive, Paulo escreve para esta igreja que as mulheres deveriam usar cabelos compridos e saias ( costume de algumas igrejas ainda ).
    Na verdade irmão, em outras cartas a outras igrejas, essa ordenança não ocorre. Existem mulheres no novo testamento e o mesmo Paulo que escrevo este versiculo aos Corintos, escreve para igreja de Galatas …” não há homem nem mulher porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Galatas 3:28),

    Na verdade, Jesus usou muitas mulheres como suas testemunhas inclusive de sua ressureição. E para te mostrar mais um versiculo do novo testamento.

    Atos 21:8-9…. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam ( um dos maiores dons, fora o amor )

    • Liderança feminina, é bíblica?
    Desde que decidi escrever esta coluna, inúmeras foram as palavras de incentivo que recebi. Irmãos e irmãs pedindo aconselhamento, pessoas dizendo que tiveram suas duvidas esclarecidas através das colunas. Mas, surgiram também as críticas, de uma minoria devo reconhecer, e todas elas dizendo que como mulher, eu não estou autorizada a ensinar, usaram como argumentos os trechos bíblicos que irei comentar abaixo:

    “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.” (I Corintios 14:33-35).

    O apóstolo Paulo, foi uns dos maiores teólogos e sábios da igreja primitiva, ele escreveu as diretrizes que estruturaram o cristianismo como uma organização religiosa. E em sua sabedoria ele começa esta ordem, dizendo que Deus, não é Deus de confusão. Na época de Paulo as mulheres eram proibidas de ensinar e falar em público, se as mulheres cristãs começassem a agir desta forma estariam sendo motivos de confusão e estariam desobedecendo às leis da época.

    Este texto não é argumento válido para proibir as mulheres de pregar, aconselhar e testemunhar. Primeiramente, veja que após dizer que as mulheres estejam caladas, o Apóstolo Paulo usa a conjunção explicativa “porque” para explicar que não lhes é permitido falar pela “lei”; Então eu pergunto amigo leitor, a lei ainda proíbe que as mulheres falem em local público? É atualmente vergonhoso ou desonroso a mulher ensinar?

    A palavra de Deus é atemporal, não muda com o passar dos anos, porém é interpretada em diferentes épocas e por diferentes pessoas. A sociedade humana, esta sim, muda a todo instante. Algumas pessoas, principalmente homens com ideologia machista, usam o versículo que está em 1 Timóteo 2:11-12 para afirmar que a mulher não pode ensinar: “E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio” Esta proibição, parte de Paulo para Timóteo e não de Cristo, sejamos sábios.

    Paulo diz: “e não permito”, primeira pessoa do singular, a proibição é exclusiva dele, e levando em consideração a cultura da época é fácil entender o motivo desta proibição, que nada tem em comum com os dias de hoje. Na nossa sociedade é perfeitamente normal a mulher ensinar, a maioria dos professores do ensino básico, e fundamental são mulheres. Elas estão nas universidades, nas empresas, no lar, no comércio, desenvolvem trabalhos brilhantes, e são cada vez mais reconhecidas. Se Deus deu as mulheres todas estas habilidades e capacidades, é porque deseja que elas as usem.

    Espero, através deste artigo, esclarecer e expor a posição do Ministério Tempo de Avivamento, em relação ao papel das mulheres. E aproveito este espaço para informar que sou chamada de pastora, porque em minha região, chamamos as mulheres de pastor de pastora. Porque entendemos que o ministério de Deus é concedido ao casal, “são ambos uma só carne”, portanto, esposa de pastor aqui é pastora.
    Tempo de Avivamento
    Pra. Edileusa Feliciano

    Como interpretar o verso bíblico: “as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar, mas estejam submissas como também ordena a lei.” I Coríntios 14:34. Será que Paulo proíbe as mulheres de falarem na Igreja? Será que a Bíblia ensina que as mulheres não podem falar na Igreja? Como explicar isto?
    CONTEXTO DA ÉPOCA: As mulheres eram tidas em baixa conta entre o povo judeu. Diz o comentarista Russeli Champlim, que as mulheres naquela época, eram proibidas de freqüentar escolas de Teologia, na realidade os rabinos afirmavam: “É preferível queimar a lei do que ensiná-la a uma mulher.” Era costume dos gregos e dos judeus, determinar que a mulher permanecesse em segundo plano nos afazeres públicos. Era ordenança judaica, que as mulheres não pudessem falar nas assembléias, e nem mesmo fazerem perguntas. Um escravo do sexo masculino poderia ler, mas a mulher não. A Bíblia demonstra o menosprezo da sociedade de então ao seco feminino, quando se fazia um censo, ou a contagem de um povo, que só eram contados os homens, não se incluíam mulheres nem crianças. As próprias geneologias, não aparecem mencionando o nome de mulheres com a mesma freqüência que menciona os homens. Um exemplo mais, quando Maria Madalena foi apanhada em adultério: Porque os homens só levaram a mulher e não o homem que estava com ela, que também era um adúltero? Isto demonstra a sociedade machista, e o descaso com a mulher. O próprio divórcio, naquele tempo, se dava por qualquer problema, se a mulher queimasse o pão, ou não cumprisse com as expectativas do marido, o divórcio era feito com facilidades, por isto Jesus disse: “O que Deus ajuntou não separe o homem”. Dizem alguns comentaristas, que as mulheres naquele contexto, eram tidas em tão baixa estima, que o judeu tinha uma oração que era mais ou menos assim: “Obrigado Senhor, porque não nasci camelo, nem mulher e nem samaritano”.
    Neste contexto, Paulo realmente declarou que uma mulher não deveria falar na Igreja, pois o cristianismo, que estava sendo difundido, não podia cair em descrédito, sendo divulgado por mulheres que não tinham o respaldo necessário da sociedade.
    Paulo realmente quis dizer o que está escrito, mas exclusivamente para a sua época, e para o seu contexto. É importante destacar, que a igreja cristã não surgiu para produzir um revolução social, mas sim uma transformação espiritual pelo poder de Deus. As mudanças sociais deveriam surgir como conseqüência natural das transformações espirituais nos indivíduos que aceitassem a Cristo.
    Como posso diferenciar o que Paulo disse para sua época, e o que é para nós nos dias de hoje? Olhando o CONTEXTO DA BÍBLIA. Existe uma harmonia na Bíblia, Isaías escreveu: “Um pouco aqui um pouco ali”. As verdades fundamentais da Bíblia, não estão isoladas e únicas, elas se completam, se reafirmam de outras formas e em outros contextos.
    E qual é o contexto da mulher na Bíblia então?
    Inicialmente foi criada para estar ao lado do homem, após o pecado porém, houve inimizade e esta ficou sujeita a seu marido. Isto não significa que ela ficou esquecida e muito menos desprezada, pois a Bíblia dá exemplos da importância da mulher, e como o homem deve respeitá-la. A Bíblia registra mulheres que foram relevantes na sociedade, pela escolha Divina, como as profetisas: Hilda, Débora, Miriã, as 4 filhas de Felipe, e ainda a importância das mesmas como mães, como foi a mãe de Moisés, mãe de João Batista, de Jesus, etc. O próprio Jesus restabeleceu o lugar da mulher na sociedade, pois em diversos momentos foi criticado por quebrar barreiras da época: quando conversou com uma mulher samaritana junto ao poço de Jacó; quando permitiu que seus pés fossem lavados com perfume caríssimo num banquete; quando perdoou a uma mulher adúltera, etc. Logo, temos que deixar claro, a diferença entre um “Assim diz o Senhor” e o que Paulo falou para o seu público definido para sua época.
    No último capítulo do livro de Provérbios, o sábio Salomão descreve o valor da mulher virtuosa, que o “seu valor muito excede ao de jóias preciosas”. Provérbios 31:10, parafraseando os versículos seguintes, diz a Bíblia, que a mulher virtuosa é econômica, faz bem e não mal todos os dias de sua vida, ela é trabalhadora, não mede esforços para garantir o pão, mesmo à noite ela trabalha para sustentar sua família e suas servas, cuida da semeadura, do campo, da colheita, é esforçada, prova e demonstra seus bons resultados, é uma luz que não se apaga de noite, ajuda aos necessitados, não tem medo de imprevistos, e muitas outras qualidades que o capítulo 31 de Provérbios encerra assim: “Enganosa é a graça, e vã a sua formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”
    CONCLUSÃO:
    Paulo não sabia nem imaginava o potencial das mulheres, sua época não permitia pensar corretamente neste particular. Hoje porém, a maior igreja do mundo, de Paul Yang Choo, é um sucesso devido aos grupos familiares, que os homens não conseguiram liderar com êxito, mas sim as mulheres, que fizeram com sua dedicação, a Igreja de paul Yang Choo na Coréia, a maior igreja do mundo.
    Portanto quase que 100% das igrejas cristãs, aceitam o fato de as mulheres participarem em suas atividades, ainda que, em muitos casos, os homens ocupem os cargos de maior responsabilidade.
    Fonte(s):
    Leia João, Capitulo 4, e verá como Jesus falou com a mulher de Samaria e como ela foi uma importante missionária para passar aos homens a Palavra de Jesus.

  28. marie neves disse:

    TANTAS Q SE DIZEM ‘MISSIONARIAS E SAO CATRAIAS COM MARIDO ALHEIO, NAO CREIO NAS MUKHERES…SAO FALSA INVEJOSAS..

Deixe seu Comentário