Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Qual a diferença entre amigo e colega? | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Qual a diferença entre amigo e colega?

Eu escutei uma mãe fazer esta pergunta para seu filho de aproximadamente 10 anos. Pelo que pude entender, o menino estava com colega de classe que o colocou em uma situação muito embaraçosa diante de todos na escola[bb]. Fiquei pensando na frase que ela falou e percebi que era muito, mas muito pertinente mesmo. O grande “barato” do momento são as redes sociais. Um conhecido falou em certa ocasião que tinha tantos amigos no Orkut[bb]que teve que fazer um segundo perfil. Perguntei a ele quantos eram amigos e quantos eram colegas; ele não entendeu a minha pergunta e falou o número exato de amigos no Orkut. Fiquei pensando em quantos desses amigos estariam com ele em um momento de aflição.

Esta história me fez pensar na história bíblica de Jó. Ele era uma pessoa abastada, de muitas posses. Tinha uma esposa maravilhosa, muitos filhos e filhas, seu rebanho era grandioso. Em sua casa[bb], as festas não paravam de acontecer; uma sucedia a outra. Sua casa era sempre repleta! Mas Deus permitiu que Jó padecesse; ele teria que passar por uma grande prova. De um momento para o outro, a tragédia se abateu na vida de Jó: ele perdeu seus filhos e suas filhas; seu gado e rebanho todo foi morto, suas plantações pegaram fogo e se perderam. Até a saúde[bb]de Jó foi afetada: ele contraiu lepra! Jó não tinha mais nada… apenas os amigos que freqüentavam suas festas. Me diga, prezado leitor, quantos amigos ficaram ao lado de Jó neste momento? Procure lá no livro de Jó 2:11.

Neste momento é fácil diferenciar o colega do amigo[bb]. O colega[bb]é aquele com quem você convive, mas não tem apreço, não tem comunhão, não tem preocupação com você. Se você está ruim, ele simplesmente procura outro pessoa com quem possa ficar. O verdadeiro amigo é aquele que, a exemplo do que aconteceu com Jó, fica do seu lado apenas para que você possa sentir que ele está aí, nem que seja para oferecer o ombro para chorar. Já li em algum lugar que colega nunca te viu chorar, mas o verdadeiro amigo te ajuda a secar as lágrimas. Isso é importante? Meu querido leitor… é importantíssimo! O verdadeiro amigo se preocupa com você, com seu futuro, com seu presente. Pode estar sem dinheiro nenhum, mas se você precisar ele vai dividir o que tem contigo.

No início do ano eu passei uma situação muito difícil. Em fevereiro, logo após a Campus Party, fiquei desempregado; em março a minha esposa também perdeu o emprego, em abril tivemos que sair as pressas da minha casa que ficou parcialmente soterrada nas chuvas[bb]de abril. Nosso círculo de amizade é bem grande… mas sabe quantos que apareceram para nos ajudar de verdade? Apenas duas pessoas… não vou nem criticar o pessoal da minha igreja pois a tragédia das chuvas afetou grande parte da membresia. Tivemos até sorte pois não perdemos nada material, mas teve gente que perdeu tudo… alguns perderam até a vida. Fiquei muito feliz quando o pessoal da internet ligou para mim para saber como eu estava e se prontificando a me ajudar de alguma forma. Recebi ligações[bb]de muitas cidades do Brasil… mas os amigos daqui de perto… só recebi 3 ligações. Nesse momento eu soube separar muito bem os amigos dos colegas. Descobri que tenho muitos colegas… mas poucos amigos de verdade.

Pense nisso, prezado leitor… e lembre-se do que fala a palavra de Deus em Provérbios 18:24 – tem amigo que é mais chegado que um irmão.

Graça e Paz!
Pastor Claybom



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



5 Comentários para “Qual a diferença entre amigo e colega?”

  1. Stunts disse:

    Olha, minha mãe desde pequeno me ensinou muito bem a diferença entre colega e amigo… Então entendo perfeitamente esse questionamento que você fez, principalmente no caso do cara do Orkut.

    Com a maior proximidade causada pelas redes sociais, muitos estão confundindo as terminologias… Talvez até porque nessas redes socias a classificação seja “amigo” e aí causa esse diferenciação…

    Acho que no futuro teremos até uma classificação diferente para os “colegas da internet”, pois vejo muitos deles como um pouco mais que colegas mas ainda não são amigos… O que não é ruim, já que como você mesmo citou, amigos de verdade são poucos…

  2. Kosmidis disse:

    Penso a mesma coisa Pastor.

    Hoje eu tenho muito mais colegas do que amigos, isso é fato.

    Não é comercial nem nada não, mais acho que isso também pode ser colocado como adendo.

    Do meu blog que já tá até morto.

    http://capacitandoofluxo.wordpress.com/2008/08/20/voce-tem-o-seu-pilar/

    Abraços.

  3. DarK FlameS disse:

    É bem complicado isso. A nova geração dificilmente entende isso por causa do afastamento proporcionado pelas redes sociais. Pra ele, se o cara adicionou ele no Facebook, no orkut, na PSN ou seja lá onde for, é um amigo. Mal sabe ele que não pode contar com eles, e pior, mal tem ele com quem contar. Vejo isso com meu irmão, que pra ele é mais interessante e facil se relacionar pela internet, do que pessoalmente. Prefere jogar no computador com os amigos, do que jogar papo fora na presença deles.

    Hoje, tenho poucos que digo que realmente posso contar, uns 2 talvez. Mas a amizade desses é a que realmente valorizo.

  4. Meditei bastante sobre esta palavra amigo. Creio que existe amigos mais chegados que um irmão. Porém o verdadeiro preocupa-se com o bem estar do seu amigo. Procura sempre manter contato com ele e nas horas dificis como aconteceu com você ele se apresenta. Este sim é o verdadeiro amigo. Que presta a sua solidariedade e muitas vezes não com ajuda financeira, mais com o apoio mora e espiritual. Na biblia temos um exemplo de verdadeira amizade. DAVI E JHONATAS. Que Deus te abençõe e agradeço a Deus por encontrar o teu site.
    Fica na Paz do Senhor Jesus

  5. Os verdadeiros amigos só comhecemos nos momentos dificeis............. disse:

    amigos,amigos mesmos temos poucos dá para se contar nas mãos

Deixe seu Comentário