Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Salve uma vida! Ainda hoje! | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Salve uma vida! Ainda hoje!

cartazcasalpq1Oligofrêncio foi convidado pela sua namorada Terebentina para irem juntos doarem sangue. Mas acontece que o Oligofrêncio tinha marcado com seus amigos um churrasco naquele dia e não estava a fim de perder. “Outro dia eu vou”, disse Oligofrêncio… ele pegou seu carro e foi para a festa. A festa tava muito boa!! Ele comeu muito e bebeu todas que podia!! Ao voltar pra casa, já tarde da noite, o pai do seu amigo o convidou para dormir em casa mas ele queria dormir na cama dele. Pegou seu carro e foi embora. Ao passar por um sinal de trânsito não viu que estava vermelho e seu carro foi atingindo por um caminhão de lixo que vinha pela outra rua. Ao chegar no hospital, ainda consciente, ele ouviu o médico pedir para a enfermeira pedir sangue ao banco de sangue pois ele perdera muito sangue no acidente. Ele então se lembrou do convite da sua namorada e se arrependeu… e perdeu sua consciência! Quando ele recobrou sua consciência, 3 dias depois, o médico falou que ele só não morreu pois sua namorada Terebentina fez uma campanha e conseguiu mobilizar muitas pessoas que fizeram doação de sangue espontânea.

A história acima é apenas uma ilustração. Mas ela poderia ser a história de qualquer um! Inclusive a sua, meu querido leitor. Ontem, no dia do amigo, as meninas do Monalisa de Pijamas lançaram a Corrente do bem conclamando todos os blogueiros a fazerem uma postagem coletiva sobre o assunto. É claro que não podíamos ficar de fora. Por sincera e absoluta falta de tempo eu não consegui fazer o meu a tempo e dei uma kibada no blog Me Tira Desse Ócio do Roberto Camara Jr.  – atitude feia, confesso! Por isso faço este post na intenção de me redimir.

Quando tinha 8 anos de idade fui, junto com os meninos da minha igreja, fazer uma evangelização no setor infantil do INCA – Instituto Nacional do Cançer. Aquela visita me marcou por muitos e muitos anos. A imagem de crianças que eram iguais a mim numa situação muito triste… uma criança que visitamos era uma que sofria de Leucemia e que os médicos tinham marcado uma grande transfusão de sangue naquela mesma tarde. Junto com o nosso professor, cantamos e falamos de Deus para ela. A mãe agradeceu muito… mas me lembro do rostinho dele falando do medo que tinha sobre a transfusão. Mas a mãe dele dizia para ele se acalmar pois isso iria salvar a vida dele!

Sangue é vida! Sangue salva vidas!! No antigo testamento o sangue de um cordeiro imaculado marcou as casas dos Judeus para que não sofressem a praga da morte dos primogênitos. A Bíblia já assinalava que o sangue salva!!

Orientações para doadores de sangue
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve…
– trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde;
– ter entre 18 e 65 anos;
– pesar mais de 50Kg;
– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários
– Febre
– Gripe ou resfriado
– Gravidez
– Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
– Uso de alguns medicamentos
– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos
– Extração dentária: 72 horas
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
– Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
– Transfusão de sangue: 1 ano
– Tatuagem: 1 ano
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 10 anos de idade
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
– Uso de drogas ilícitas injetáveis
– Malária

Intervalos para doação
Homens[bb]: 60 dias (até 4 doações por ano)
– Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Doe sangue com responsabilidade
Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite…) e a sua detecção nos exames laboratoriais.

No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.

A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.

Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para AIDS. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997 ou pelos Centros de Testagem Anônima.

Cuidados pós-doação
– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
– Aumentar a ingestão de líquidos
– Não fumar por cerca de 2 horas
– Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas
– Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
– Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho

Locais para doação de sangue no Rio de Janeiro

Hospital do Câncer I (Unidade Hospitalar do INCA)
Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar – Centro – Rio de Janeiro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30
sábado das 8h às 12h

Para doação de plaquetas é necessário agendar pelo telefone (21) 2506-6064
Para doação de medula óssea ligue para (021) 2506.6214

DOE SANGUE!! A VIDA A SER SALVA PODE SER A SUA!!



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



3 Comentários para “Salve uma vida! Ainda hoje!”

  1. A doação de sangue é algo muito importante, uma vez tive que ir a um hospital a noite aqui da minha cidade acompanhando uma amiga que estava passando mal, quando chegou no pronto-socorro um homem que tinha sido ferido a bala, ele precisava urgente de sangue, mas quando foram olhar o hospital estava sem sangue do tipo dele, então alguns enfermeiros foram ao HEMOCE que fica logo em frente e lá também o tipo de sangue estava em falta. O rapaz, que já estava inconsciente, morreu ali.. segundo os medicos, sem nenhuma gota de sangue no seu corpo… foi horrível a cena, pois como eu estava bem perto presenciei tudo. É importante doar sangue, vou procurar fazer a minha parte. Acho uma pena também que algumas religiões/seitas proibem tal ato…
    E uma vantagem que os doadores também tem é que podem, pelo menos aqui é assim, realizar concursos publicos de graça.

  2. Isso sim é um post!
    Parabén Pastor!
    Forte abraço!

    • MaTn disse:

      Nepo,Acho que os principios de decaintralezsr e empoderar os cidade3os se3o mais do que corretos. Ou fazemos isto ou vamos ficar ainda mais pra tre1s. Mas ne3o de1 pra ter duas ou mais Petrobras! Pelo simples fato que o conhecimento necesse1rio para se tirar o petroleo le1 debaixo ne3o se constroi da noite para o dia. c9 resultado de anos de esfore7os, de erros e acertos, de idas e vindas, de algumas plataformas afundades e inclusive de algumas mortes. Plantar soja e9 mais fe1cil de aprender. Mexer num IPOD podemos aprender em um meas. Mar ir pra lua, tirar petroleo te3o fundo ou biotecnologia demanda experieancia, tempo. E isto ne3o conseguimos passar para a outra empresa, mesmo que levemos os engenheiros da petrobras para le1. Vai faltar o ambiente, a estrutura. O Pele9, no Fluminense, ne3o ia fazer tanta diferene7a assim no meio de tanto cabee7a de bagre que se acha, no meio de uma estrutura arcaica e de um modelo de geste3o equivocado.

Deixe seu Comentário