Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 O cego que enxergava | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

O cego que enxergava

BartimeuComo pode um cego enxergar? Hoje em dia nós temos tratamento, operações, doações de córnea, cirurgias a laser… existem vários métodos que possibilitam que um cego enxergue. Na série Star Trek Next Generation existe o oficial Geordi La Forge que é cego porém consegue enxergar através da tecnologia utilizada em seu visor. Mas existe outro tipo de cegueira: a cegueira da alma! O texto abaixo trata-se de um esboço  de uma pregação minha em 2005.
Nas passagens abaixo Deus nos fala sobre a persistência que temos de ter para ganhar nossa benção. O cego estava à beira do caminho e não no caminho certo pois ate porque ele não enxergava!! Apesar de sua debilidade, ele não desistiu e insistiu para ganhar sua benção.

Marcos 10:46-52
“Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”
Joel 2:13
“E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”

1 – Clame por Jesus(v.46 e 47)
O cego de Jericó estava a beira do caminho mendigando. Quantas vezes nós estamos tristes com algum problema que ocorre em nossa vida e acabamos mendigando bençãos dos céus. Deus tem muito para nos dar, muito para oferecer e nós ficamos implorando por migalhas???? Só que, quando Jesus chegou a Jericó uma grande multidão o acompanhava e o alarido chamou a atenção do cego e perguntou quem passava; quando soube quem era logo clamou pela misericódia de Jesus. Jesus realizou grandes feitos no passado e continua realizando nos dias de hoje; grandes bençãos estão sendo derramadas e, apesar das noticias correrem muitos nem sequer perguntam o que está acontecendo… Deus está passando ao seu lado e você está clamando por ele?

2 – Não desista!! Insista!! (v.48 e 49)
O cego clamava “Jesus, filho de Davi, tenha misericódia de mim!!” e a multidão o repreendia para que ele parasse, não pertubasse o Mestre. Muitas vezes nós estamos no caminho certo mas sempre surge “um irmão” que diz não devemos agir assim ou assado. Temos que ter cuidado com as falsas profecias (conhecidas também como profetadas) que acabam nos afastando de Deus. A bíblia é a palavra do Deus vivo e não existe profecia melhor!! Devemos seguir aquilo que a palavra manda. Em determinado momento, Jesus manda que o chamem e chamaram o cego e lhe dizem: “Tem bom ânimo, levanta-te que Ele te chama!!”. Apesar de estarmos passando pela prova, de estarmos combatendo o bom combate; com o tempo nossa tendência é de cansar, ficar desanimado. Mas saiba que Ele te chama!! Sua vitória está perto, não desanime!!

3 – Peça e receba. (v.50-52a)
São três ações que merecem ser destacadas: 1º – jogou fora sua capa; 2º – levantou-se e foi ter com Jesus e 3º – pediu o que queria ao Mestre. O ato de jogar fora sua capa simboliza no lado real abdicar da sua condição social e negar a identidade de mendigo;  no lado espiritual significa jogar fora toda a opressão do diabo e o pecado que temos imputado. A segunda ação é quando ele reconhece a necessidade de ir de encontro ao Mestre. Por último, apesar de evidente, ele diz o que precisa a Jesus, pois é necessário para realizar o milagre.

4 – Agradeça. (v.52b)
Depois do milagre realizado, ele reconhece o Senhorio divino de Deus e resolve seguí-lo. Muitas vezes nos vemos o milagre acontecer na nossa vida, vimos a ação de Deus e não agradecemos e, até mesmo, deixamos de seguí-lo.

Graça e Paz!
Pastor Claybom



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Um Comentário para “O cego que enxergava”

  1. Soares disse:

    Muito obrigado.Foi muito util!!!

Deixe seu Comentário