Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Softwares para quem procura só o básico | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Softwares para quem procura só o básico

Profissionais que trabalham muito tempo em frente a um computador tem sempre um desafio: dominar aplicativos muitas vezes gigantescos, o que pode levar dias, semanas ou meses de trabalho.
Usar aplicativos muito pesados pode causar lentidão no computador e, muitas vezes, as interfaces “entulhadas” de recursos podem derrubar a produtividade. Neste mar de aplicativos feitos para cobrir muitas necessidades existem, porém, exceções.

É o caso dos aplicativos da “Simple Software” (http://ufridman.org), um site voltado para programadores ou profissionais que precisam estar sempre em frente a um monitor, mas que querem trabalhar com o mínimo consumo de recursos da máquina ou com o mínimo de “firulas” na tela.

São nove programinhas, oferecidos para download separadamente e que podem ser utilizados gratuitamente. Obviamente, estes aplicativos são bastante específicos e, por isto, não se aplicam a muitos usuários, mas alguns valem menção.

A grande maioria dos softwares diz respeito a usuários de Windows, mas alguns outros estão disponíveis também para quem utiliza Linux ou Mac OS X. Aqui abordaremos apenas os aplicativos para Windows.

Vale lembrar mais um ponto importante: além de minúsculos, estes programas não precisam ser instalados. Por isso estes são candidatos ideais para figurarem entre os seus aplicativos portáteis, gravados para um pendrive e carregados no chaveiro.

Tasks (700 kb)

As duas únicas telas de Tasks, um simples organizador

Um organizador de tarefas com apenas duas telas: a primeira mostra apenas uma pendência. Quando marcada como concluída você verá a tarefa seguinte e assim sucessivamente até que todas estejam concluídas.

A outra tela é mostrada clicando em um ícone de estrela. Nela você verá a listagem de todas as tarefas pendentes e concluídas e poderá realizar a inclusão de novos afazeres ou remover os que não interessarem mais.

Simple ToDo (620 kb)

Mais poderoso, o Simple ToDo permite definir prioridades

Apesar de poderoso, o Simple ToDo tem apenas uma tela. É voltado para quem quer mais de um organizador de tarefas que o Tasks, organizando os eventos de acordo com suas prioridades.

O pequeno aplicativo dá a possibilidade de marcar as tarefas de diferentes prioridades por cores, e ativa um modo de transparência quando fica em segundo plano.

ZenEdit (545 kb)

ZenEdit é um editor para quem quer evitar distrações

Voltado para quem trabalha com criação de textos, um dos maiores benefícios deste programa é que ele funciona como uma página vazia, escondendo todos os outros elementos da tela.

Ao ser iniciado, uma tela preta toma conta do monitor e apenas um cursor é mostrado. Digite e o texto aparecerá em verde. Clique com o botão direito do mouse sobre o fundo da tela e uma lista de opções aparecerá, entre elas a possibilidade de trocar a cor de fundo e a fonte.

Possui opção de omitir ou mostrar barra de rolagem, busca e substituição de texto, impressão e informações do documento, como nome e contagem de palavras e linhas. Direto ao ponto.

Extreme Editor (1,5 mb)

Para quem procura um editor para programadores, o Extreme Editor é um prato cheio

Este editor de textos voltado para programadores é focado na edição de código. Sua interface dá margem para o uso de documentos em abas ou uso em tela cheia.

Para quem procura um editor que realize destaque em sintaxes, o Extreme Editor lida com diversas linguagens, entre elas C, C++, Assembler, Pascal, Python, Perl Ruby, XML e CSS. Possui tabela ASCII, visualizador Hex e outras funções básicas esperadas de um programa do gênero.

Codex (1,1 mb)

Guarde todos os seus trechos de códigos mais usados em Codex

O Codex é outra ferramenta criada para programadores. Este banco de dados gera arquivos em texto simples e pode categorizar seus trechos de código mais utilizados a partir de linguagens de programação ou qualquer outro critério que você desejar utilizar.

Assim como o Extreme Editor, destaca a sintaxe nas mais variadas linguagens de programação. Seu único recurso extra é uma ferramenta de busca embutida e um exportador da base de dados, capaz de gerar arquivos txt a partir de seus trechos de código.

Mais softwares simples

Dê uma olhada também no aplicativo Today, que se conecta ao banco de dados do programa Outlook e lista em uma interface simples seus eventos programados para o dia e para o futuro. Outro aplicativo que pode ter uso para alguns profissionais é o MouseClick, que se encarrega de dar clique simples, clique com botão direito ou duplo clique apenas repousando o cursor do mouse sobre determinado elemento.

Adicionalmente, uma série de produtos de código aberto também é oferecida, você pode explorá-los pelo link ufridman.org/opensource.html.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário