Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Brasileiro desenvolve impressora de comida no MIT | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Brasileiro desenvolve impressora de comida no MIT

O paulista Marcelo Coelho e seu colega israelense Amit Zoran são co-criadores de um sonho da ficção científica que pode imprimir alimentos a partir de combinações criadas pelos usuários. Os pesquisadores do Laboratório de Mídia do Massachusetts Institute of Technology criaram aparelhos que misturam, preparam e, incrivelmente, “imprimem” alimentos.

O projeto é chamado de Cornucopia e é composto por três aparelhos: o Digital Fabricator, ou a impressora de comida; o Robotic Chef, um braços mecânico capaz de preparar alimentos; e o Virtuoso Mixer, um mixer upgraded. Segundo Marcelo, os conceitos do projeto estão baseados no princípio básico da gastronomia, com a mistura dos ingredientes, suas transformações físicas e químicas e a preparação estética final, para que o alimento seja agradável em sua textura e forma.

O Digital Fabricator é uma impressora tridimensional, que pode armazenar e misturar alimentos, além de depositar e cozinhar camadas de comida, criando sabores impossíveis convencionalmente. Dependendo do tipo de ingrediente, ele pode ser resfriado ou aquecido e, através da sua conectividade com a internet e a interface touch-screen, o usuário tem sempre as ferramentas para conferir valores nutricionais, origem, qualidade e sabor de cada refeição.

O Robotic Chef permite a repetibilidade na produção de receitas, fazendo com que os mesmos pratos possam ser praticamente iguais. O braço possui uma chapa para aquecer, enquanto outras ferramentas manuseiam, cortam e cozinham os alimentos.

O Virtuoso Mixer possui três andares. No andar superior, há um carrossel com diversos tipo de ingredientes e cada recipiente possui sensores de umidade e temperatura. No andar intermediário existem recipientes para a mistura dos alimentos, adaptados com diferentes ferramentas. A última camada é onde a mistura é expelida, contando com funções termoelétricas para aquecimento e resfriamento, que permitem a rápida modificação na temperatura da comida e seu cozimento.

Com seu projeto de gastronomia digital, Coelho pretende aumentar a interação entre a criação e produção de alimentos, aproximando a cozinha das novidades tecnológicas.

Marcelo Coelho é designer e pesquisador, trabalhando na interface homem-computador. Ele é responsável por criações como computadores de papel, compostos que mudam de forma, roupas interativas, entre outros. Alguns vídeos de Marcelo podem ser visto em sua página no site Vimeo. Atualmente, o paulista é aluno de doutorado no Laboratório de Mídia do MIT.

A redação da Geek tentou contatar o designer para esclarecer algumas dúvidas a respeito da impressora, mas até a publicação desta nota não obteve resposta.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Nenhum Comentário para “Brasileiro desenvolve impressora de comida no MIT”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Pastor Claybom, Eliezer. Eliezer said: O.O RT @pastorclaybom No #BlogPastorClaybom Brasileiro desenvolve impressora de comida no MIT http://migre.me/Yo8T – Visitem, comentem e RT! […]

Deixe seu Comentário