Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Gerador gera energia através do vento, sol e até de gotas de chuva | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Gerador gera energia através do vento, sol e até de gotas de chuva

Pesquisadores da Universidade de Bolton, no Reino Unido, desenvolveram um gerador de energia elétrica “híbrido”, que é capaz de produzir energia tanto por meio de painéis solares quanto pelo movimento de algumas de suas partes, que pode ser induzido tanto pelo vento quanto por gotas de chuva.

Elias Siores, do Instituto de Pesquisa e Inovação em Materiais da universidade, conta que a maioria dos geradores de “energia limpa” são intermitentes, ou seja, possuem períodos de inatividade, seja por falta de ventos, seja por falta de luz solar, por exemplo. Pensando nisso, conta o site New Scientist, Soires e seus colegas queriam algo que pudesse gerar energia a partir de diferentes elementos, ficando, assim, livre destes períodos sem produtividade.

Os pesquisadores criaram um dispositivo feito de um polímero piezoelétrico, capaz de gerar energia quando perturbado, seja pelo vento, seja por gotas de chuva. Além disso, eles envolveram cada um destes dispositivos em um filme fotovoltáico flexível, que produz energia elétrica a partir da energia solar.

Assim como comenta o site Dvice, talvez o que há de mais interessante na invenção dos pesquisadores britânicos é que, de uma só vez, eles utilizaram como “combustível” três dos principais elementos das energias renováveis.

Soires conta ainda que este mesmo tipo de tecnologia pode ser utilizada na fabricação de tecidos. Assim, roupas poderão gerar energia para carregar baterias de gadgets, por exemplo, seja ao sol, seja sob condições de vento ou chuva.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário