Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 ITU desenvolve carregador universal para celulares | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

ITU desenvolve carregador universal para celulares

ituA International Telecommunications Union (ITU), agência da ONU encarregada, entre outras atribuições, de criar padrões para garantir a interoperabilidade de sistemas de telecomunicações no mundo todo, definiu um padrão universal para os carregadores de telefones celulares. Batizado de UCS (Universal Charging Solution – Solução de Carregamento Universal), ele deve começar a ser adotado pelos fabricantes já em 2010.

Com isso, espera-se resolver um dos problemas mais irritantes da vida moderna: ver o celular “descarregar” no meio do dia, justamente quando o carregador não está por perto. Hoje, mesmo que se esteja, por exemplo, na empresa e cercado por colegas que também tem celulares, é preciso uma grande dose de boa sorte para encontrar um carregador compatível. Muitas vezes, modelos diferentes do mesmo fabricante tem carregadores completamente distintos.

Os novos carregadores padronizados devem usar um plugue micro USB (menor ainda que o Mini USB) encontrado em câmeras digitais, media players e alguns celulares. Detalhes técnicos não foram divulgados, mas eles provavelmente trabalharão na voltagem USB padrão de 5 volts, o que permitiria, também a recarga da bateria pelo computador se não houver um carregador por perto.

Segundo o site Electronista, com a decisão, a ITU espera reduzir o desperdício (já que o mesmo carregador poderá ser utilizado por múltiplos aparelhos) e o consumo de energia: os UCS serão “inteligentes”, e fornecerão ao aparelho apenas o necessário para a recarga da bateria, perdendo pouca energia na forma de calor ou por ineficiência na conversão.

O padrão da ITU deve ser similar ao adotado em países europeus em junho deste ano, desenvolvido pela GSM Association. Nokia, Sony Ericsson, Motorola, LG, RIM e Samsung, entre outras, são empresas que já comercializam, inclusive no Brasil, modelos compatíveis com o carregador europeu.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário