Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Metal que pode purificar a água? Produzir hidrogênio? Já existe! | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Metal que pode purificar a água? Produzir hidrogênio? Já existe!

Um grupo de pesquisadores e estudantes da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criou uma liga metálica que é capaz de purificar a água e, além disso, produzir hidrogênio combustível, funcionando em águas muito sujas até mesmo água do mar.

O hidrogênio molecular (H2) é um combustível não poluidor, pois sua queima gera energia tendo como produto apenas moléculas de água. Porém, ele é de difícil obtenção e, por isso, caro. Poder extrair água potável da água salgada é uma vantagem que nem mesmo precisa de maior descrição. Este tipo de tecnologia – desalinização de água do mar – já existe, mas também é muito cara e poucos países, como Israel, conseguem fazer disso uma atividade rentável.

Por tudo isso, esta é um notícia muito interessante. A liga em questão é composta principalmente por alumínio, com quantidades menores de gálio, índio e estanho, conta o site Science Daily. Quando a liga é colocada em água, ocorre uma reação espontânea que libera vapor d’água e gás hidrogênio. O vapor é condensado, virando água doce e o hidrogênio é levado a uma célula combustível, onde gera energia elétrica.

A reação continua ocorrendo até que toda a barra “seja consumida”, restando como rejeito apenas um composto não-tóxico de hidróxido de alumínio. A grande vantagem, porém, é que o a liga não necessita de água pura para que a reação ocorra, podendo ser utilizada água suja ou até mesmo água salgada, destaca o site Dvice.

Os pesquisadores agora pensam em desenvolver os reatores para que sejam distribuídos em locais pobres da África, inicialmente, para a purificação da água e geração de energia. Eles estimam que os custo de produção sejam em torno de U$ 0,26 (R$ 0,42) por litro de água purificada e de U$ 0,35 (R$ 0,56) por kilowatt produzido, o que é bem baixo, visto que praticamente não se necessita de infraestrutura para sua produção.

Fonte: Geek



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Deixe seu Comentário