Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Cristão Vaidoso | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Cristão Vaidoso

Tudo é vaidade...Na Bíblia eu encontrei 106 referências sobre vaidade. Vamos citar apenas algumas, no decorrer do período.

Muita gente fala sobre vaidade. A Bíblia fala que vaidade é um pecado da carne. Tem gente que entende vaidade como sendo apenas a questão do vestir (bem ou mal), com opulência, preocupação excessiva com a beleza, entre outras.

Vaidade não é só isso. Um indivíduo pode ser vaidoso por diversos motivos sem precisar ser bonito ou se vestir bem. Existe vaidade quando se é auto pronunciado, auto exaltado, auto motivado.

Tem muito cristão por aí que ao ser colocado em cima de um púlpito para pregar esquece de Deus e fala somente dele mesmo. Isso é vaidade. Temos visto outros cristãos (pregadores mesmo) que dizem que curaram, fizeram e aconteceram em nome de Deus sem no entanto terem mencionado Seu Nome. Vaidade, purinha!!!

Salmos 4:2
Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?
Jeremias 14:14: E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

2 Reis 17:15
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem.

Você sabia que trabalhar demais para nada também é vaidade? Tem outros cristãos vaidosos que vivem dizendo que trabalham, trabalham e trabalham… Qual será o resultado disso tudo? O sujeito deixou de adorar a Deus, mas tava lá trabalhando na Sua obra! Deixou de amar sua família, mas tava lá trabalhando, ganhando dinheiro. Depois ele foi lá em no livro de Eclesiastes (na Bíblia, viu?) e leu (só este livro todo porque o trabalho não deixou que ele lesse mais) e descobriu que trabalhar demais para nada era vaidade. Era aflição do espírito. Não serviu para nada.

Eclesiastes 1:14
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 2:11
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

Eclesiastes 2:17
Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.

Tem ainda muito cristão que se mata de trabalhar, apregoando aos quatro (ou mais) ventos tudo o que faz (até mesmo o que não faz) gerando inveja e desconforto entre os irmãos. Um conselho? Seu trabalho só interessa a você e sua família. Seu trabalho na igreja, só a você e a Deus. Não vamos confundir as estações. Cria chiado e irrita. E o cara continua lendo o livro de Eclesiastes (ainda bem que achou um tempinho nesta trabalheira e vaidade toda).

Eclesiastes 4:4
Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.

Eclesiastes 4:8
Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

Outra vaidade que tem assolado o mundo e a igreja: a traição. E ela além de vaidade é pecado.

Tem muitos homens e mulheres que trocam seus parceiros por mais jovens ou mais bonitos mas que não lutaram juntos na mocidade: isto também é vaidade. As pessoas podem até ter problemas no casamento (cristão não é super herói). Mas daí se separar só porque a mulher não se parece com as musas do cinema ou o marido não tem as mesmas formas de 20 ou 30 anos atrás???? Fala sério!!!! As pessoas mudam mas os sentimentos amadurecem. Ele foi o jovem com quem você, minha amiga, sonhou. O seu cavalheiro com os braços fortes cheios de flores.  Ela é a gazela que encheu seus dias e noites de amor e perfume e cuidou da sua gripe. TODO MUNDO ENVELHECE. Mas o cuidado e amor se renovam todos os dias e são bênçãos do Senhor para as nossas vidas. O resto, claro, é vaidade.

Imagina, vocês lutaram para crescer, economizar, comprar casa, educar os filhos e aí trocam tudo por um par de olhinhos sem rugas. Muito sem graça. O meu marido sabe quando estou com dor ou triste e eu o conheço também. Tudo o mais é vaidade.

Eclesiastes 9:9
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.

Todas as coisas que nos enganam e nos tiram do foco verdadeiro das nossas vidas é vaidade. Pregar sem Deus, trabalhar sem ter tempo para mais nada, esquecer a família os amigos e o verdadeiro motivo pelo qual vivemos é vaidade. Usar roupa nova e estar bonito para quem amamos é um presente que às vezes esquecemos de dar.

Jeremias 10:15
Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.

Tudo o mais passará. Só não o Sol de Deus sobre as nossas cabeças, isso se não deixarmos que a vaidade faça sombra e embace o brilho do amor e da riqueza do Espírito Santo em nós.

Fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo.

Missionária Doriana
Mulher do Pastor Claybom
Mãe da linda Danoninho



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



9 Comentários para “Cristão Vaidoso”

  1. Maravilhoso! Me fez lembrar aquele filme com Al Pacino e Keanu Reaves, “Advogado do Diabo”. No final o personagem que representa o Diabo diz: “A vaidade é o meu pecado favorito”…

    O filme é pesado, mas vale conhecer só por esse detalhe!

    Abs e parabéns! Amei o post.

  2. Excelente, Miss. Doriana.
    Ótimo post.
    A cada dia que passa a vaidade aó aumenta mais e mais.
    Quantas pessoas já morreram ou ficaram com sequelas devido e plásticas mal feitas, e muits vezes desnecessárias, quantas outras se matam de trabalhar só para alimentar suas vaidades…
    E quando chega a morte nada disso servirá mais.

  3. Concordo com “A Evangelista”, bem lembrado o final do filme. Lembro também de Lucas 15:8 (Dracma perdida).
    A mulher percebe no seu caixa a falta de um valor (dracma), nós percebemos na nossa vida a perda de alguns valores, que devemos recuperar o mais rápido possível. Entre os valores que são perdidos existem aqueles irreparáveis, existem muitos mas entre eles saliento:
    Nunca perca a Direção de Deus para sua vida; Nunca perca a Consciência de sua Brevidade; Nunca perca o Coração Quebrantado; Nunca perca a Paixão pelas Almas (pelas pessoas); Nunca perca a Intimidade com Deus;
    Nunca perca a Família e Nunca perca a Esperança.
    Agora posso incluir “Nunca seja vaidoso”

  4. Dário disse:

    Caramba…

    Viva a Doriana, Viva a Doriana…

    Muito bom este post. Mandou muito bem mesmo.

    Um abraço para o Claybom e a Danoninho hehehehe

  5. Paula disse:

    muito bom falar sobre vaidade,mas devemos observar bem que o povo mais vaidoso que tem sao os evangelicos,na minha cidade as vezes tenho ate vergonha de ir visitar as igrejas evangelicas pois todos andam en cima do salto e gostam de abusar de quem nao vai com roupa de marca.esquecendo das palavras de salomao,vaidade e vaidade,tudo é vaidade,as igrejas parecem desfiles de moda coisa que na igreja catolica nao tem.obs nao sou de nenhuma denominaçao

  6. Ana Maria disse:

    Amei a matéria e os versículos indicados nesta bússola q nos leva a Deus. Abaixo dos céus, td é vaidade. Bjs. a tds. e fiquem na Paz do Senhor.

  7. a paz do senhor jesus estejaM com meu todos

    meu nome E eny sou cristan amei este estudo DEUS

    ABENCOE O PASTOR E SUA FAMILIA UM ABRANCO EM CRISTO

    PARA TODAS AS FAMILIA EM CRISTO IRMA ENY PRIRA SANTOS

  8. Gostei muito dos comentários na minha família tem cristão que dis que arumava para o mundo por que não arumar para Jesus quando você não quer deixar a vaidade do mundo e do você afiar a lingua

  9. Gostei muito dos comentários na minha família tem cristão que dis que arumava para o mundo por que não arumar para Jesus quando você não quer deixar a vaidade do mundo e so você afiar a lingua

Deixe seu Comentário