Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Eva foi a primeira mulher de Adão? | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Eva foi a primeira mulher de Adão?

Lilith na mitologiaOntem fui questionado no Twitter da seguinte forma: “Responde essa @pastorclaybom @PessoaOrdinaria Caim matou o Abel, só sobrou Adão, Eva e Caim, então, como surgiram mais pessoas?” Esta pergunta foi feita pelo @queirozzzzzzzzz. Existe uma corrente teológica que explica isso. A resposta é Llith. Você deve estar perguntando mas o que  é  Lilith?

A  Lilith (ou Lua Negra) é um ponto astronômico correspondente ao grau do apogeu (1) da órbita lunar projetado na eclíptica zodiacal. Mas existe o mito sobre a primeira mulher que Deus Criou. Muitos teólogos embasam seus argumentos na passagem de Gênesis [bb]2, versículo 10: “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada“. Em algumas traduções você lerá “esta sim“. Pode-se acreditar que Eva não foi a primeira mulher de Adão. Vamos aprender um pouco mais sobre este mito.

O Mito

O modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão baseia-se no de um fragmento do ‘primeiro ego’, que seria Adão. Vários textos históricos (2), no entanto, citam uma variante, a criação de Lilith, a primeira mulher, feita em igualdade de condições com o primeiro homem, e expulsa do Paraíso por tentar fazer valer essa igualdade.

Não se sabe com certeza de que forma a lenda de Lilith, esta primeira companheira de Adão, foi banida da versão Bíblica da Igreja[bb]. Mas indo às Escrituras hebraicas poderemos encontrá-la como uma mulher feita de pó negro e excrementos, portanto, condenada a ser inferior ao homem. No fundo, Lilith já fora criada como um demônio, tendo gerado, juntamente com Adão, outros seres iguais a ela, que se vingam contra a humanidade . Essa natureza [bb]satânica é, por assim dizer, uma advertência do que a cultura rabínica e patriarcal nos faz com relação àquela que perturbou a noite toda o sono de Adão: Lilith, feita de sangue (menstruação) e saliva (desejo), é expressão de fatalidade. Neste ponto, Lilith é mais fiel ao protótipo da mulher do que a submissa Eva, embora ambas tenham sido veículo do pecado. Só que a recusa ao desejo, ao sonho erótico que subtraiu a porção divina de Adão chega, com Lilith, a extremos surpreendentes após a separação deste casal.

O alfabeto Bem Sirá (século VI ou VII) conta que Lilith, inconformada com a situação de desigualdade vivida com Adão, questiona: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que ser dominada por você? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.” E Adão, ciente da supremacia do homem, nega-se a mudar a ordem. Lilith revolta-se, pronuncia o nome mágico de Deus, acusa Adão e vai embora. Voa para as margens do Mar Vermelho, onde passa a viver em promiscuidade com os diabos, gerando cem demônios por dia, os chamados Lillim. E lá ela se transforma e assume seu tenebroso destino, seduzindo homens em seu sonho, espalhando a morte, pois foi declarada guerra ao Pai.

Encarnando o feminino negativo, Lilith transfigura-se, posteriormente, em inúmeras deusas lunares (Ihstar, Astarte, Isis[bb], Cibele, Hécate), arquétipos das forças incontroláveis do submundo – a Lua Negra. Até ser personificada pela bruxa, na Idade Média, contra a qual o homem moveu uma das mais sangrentas perseguições de toda a sua história.

Mas existem muitas outras histórias sobre Lilith. Dizem que ela significa a outra ou o outro num triângulo amoroso. Para os assírios, era considerada um demônio. Alguns estudiosos dizem que ela era a mulher de Samuel, da qual surgiram as imagens de Adão e Eva. No Zohar também é assimilada como a rainha dos demônios que incitava os homens. Na Kabala, pode corresponder ao 10º sefiroh, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sujeita a tentações e frustrações.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



14 Comentários para “Eva foi a primeira mulher de Adão?”

  1. Fábio Lyra disse:

    Não entendi patavinas, complicou falou e não disse nada…

    tenho mais algumas perguntas… posso fazer?

    Deus na sua infinita sabedoria é uni-presente uni-ciente uni-potente… porem em gêneses 6:6 ele diz que se arrependeu de fazer o homem, por tanto não foi uni-ciente por ter se arrependido e nem tão pouco uni-potente ao desfazer o que ele fez, pois logo em seguida ele diz:

    “Gênesis 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.

    se ele se arrependeu e disse que iria “destruir” tudo que tivesse vida como se explica a quantidade de especies de animais no mundo? sería e é impossível caber um casal de cada espécie pois catalogadas até o presente momento existe mais de 3 milhões de espécies vertebradas e invetebradas, probabilidade não descrita aos tamanhos da arca, que foi onde em seguida Deus manda que Noé leve um casal de cada espécie,

    Portanto Deus não foi uni-ciente ao se arrepender de ter criado o homem…

    Voltando ao assunto de Adão e Eva diz em gêneses que Caim matou Abel e fugiu para as montanhas, para se esconder de Deus, por tanto Deus não seria uni-presente, e no mesmo testo diz que Deus que é Amor amaldiçoou Caim por ter matado Abel por durante sete anos, só que que Caim fugiu da IRA de Deus para as montanhas e lá ele se casou e teve filhos! pergunto a você pastor como? se adão só teve Caim Abel e Sete?

    Não quero duvidar da sabedoria de Deus, pois sou cristão protestante porem com duvidas e me apego a essas duvidas, pois não sou como alguns irmãos e até pastores que me respondem apenas ser um MISTERIO DE DEUS… hora? se Deus se Deus é amor como e pede que amemos uns aos outros como a nós mesmos, que perdoemos os nossos irmãos que não tenhamos IRA por que ele usou de todas essas falhas?

    As vezes em meus estudos verifico que o velho testamento é sim um livro sagrado porém usado para amedrontar, pois vemos muitas coisas que são ditas no novo testamento que são contrarias ao velho… caso do adultério no velho testamento que era para apedrejar, o caso da bigamia onde o homem poderia ter varias mulheres e por ai vai, vejo muitos pastores usarem mais o velho testamento em suas pregações que o novo testamento, pois Jesus diz: Ninguém vai ao reino do céu se não por mim (JESUS) então porque usar tanto o velho testamento? vejo muita coisa que acho que seria incomum fazer ate mesmo para as nossas leis que regem o pais usar -las como fundamento o que tem escrito no velho testamento…

    A causa de maior duvidas em mim é o livro de Deuteronômio onde quase tudo é impossível ou pecado, é neste livro onde vejo as maiores barbaries… até a forma de se vestir é pecado onde se você usar dois tipos de tecido diferente (ALGODÃO E LINHO)é dado por Deus como pecado, e mesmo assim muitos pastores usam o velho testamento com mais frequência que o novo testamento.

    Agradeço a paciência e se poder me responder eu ficaria muito feliz!! abraço fica em Crito!

    Ia esquecendo, sou leitor assíduo do seu site tenho ele nos meus favoritos para uma leitura diária…

  2. carla disse:

    creio que como pastor o senhor deviria orientar mais claramente pois esse estudo eu já havia feito !em um site de feitiçaria!sou evangélica mais faço vários estudos acreito que deveria ser mais claro !grata pela atenção!

  3. priscila disse:

    Serio essa foi a pior explicação de lilith que ja li…
    Vc tem certeza que vc é pastor ?
    Nossa quanta besteira….
    Lilith voa ate o rio vermelho e tem cem demonios por dia?!??!?!
    HAHAHA… ja vi pastores mais convicentes

  4. Freitas disse:

    Esta questão é muito interessante mais é verdade que abala as estruturas de crentes que se recusam a estudar fatos historicos com medo de ser castigado por DEus e parar no lago de fogo rsrsr este mito ou lenda é bem clara nao ha o que explicar em qualquer lugar essa é a explicação pode sim ter havida uma outra mulher antes de eva a a biblia deixa essa lacuna em aberto em gêneses; agora Pastor as pessoas perguntam mais nao querem ouvir, so aquilo que lhes interessam ô povinho alienado naummmmmmmmmm isso é história povo…

  5. andree disse:

    bom falar sobre esse asunto e legal poise não sou uma pessoa que ler a biblia diariamente mais sei que !!!!
    que essa historia de lilith
    e muiito boa poise acredito muito nessa historia bom pra responder a pergunta da priscila bom esse tal voar não e voar dizendo que ela tinha asas ou que ela tinha força da sua mente pra fazer isso significa que ela foi rapido foi embora de uma vez bom e em relação aos filhos a lilith e nem adão ainda naum tinha comido a fruta proibida por isso que ela teve 100 filhos por dia

    e ela naum sentia dores tambem !!!!!

  6. wagner disse:

    os judeus retiraram essa passagem da biblia como muitas outras feitas pela igreja catolica, visto que nao era saudavel pras escrituras e nada iria contribuir para com a religiao..

  7. EDUARDO disse:

    Acho os estudos importante para o crecimento, questinamento sobre a palavra de Deus mas devemos ter cuidado o demonio é o rei das duvidas.Dvemos ter cuidado para ñ nos desviarmos do foco q é jesus CRISTO POIS ELE NOS DIZ EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.Pra quem acredita nele é claro.EDUARDO FAROUPILHA RS.

  8. eu sou cristão, creio no jesus cristo que nasceu como homem enviado por DEUS, filho de DEUS,que morreu e ressucitou o único capaz de nos dar a salvação e a vida eterna, nunca duvidei da existência, nem da grandeza, nem do poder de DEUS, creio na veracidade da bíblia, porém; como qualquer homem,teria dezenas ,centenas ou até mesmo milhares de perguntas a fazer a DEUS,até porquê, creio que DEUS consede esse direito a qualquer pessoa que busque entendimento,afinal um dos mandamentos de DEUS é exatamente a busca de entendimento, e como alguém pode buscar entendimento sem que haja perguntas, questionamentos, etc.?há também algo que percebo nas religiões, mas, que no fundo eu nunca dei muito crédito, é o fato de pintarem DEUS, como, tirano, vilão,vingativo e por aí a fora, se o próprio DEUS nos exorta ao amor, tolerancia,caridade, mansidão, compaixão, seria possível que todos esses conselhos viessem de um DEUS; ranzinza , brigão, e intolerante, será que DEUS se compráz da forma que ele vem sendo pregado aos homens? será que estamos agradando a DEUS com essa forma de pregação? agora; quanto a histórias antiquíssimas, como essa de lilith, por exemplo: se é verdade ou mito,como podemos saber? a própria palavra de DEUS diz, que o homen não sabe o que houve antes dele , ném o que haverá depois dele! agora se alguém omitiu alguma coisa ou distorceu alguma verdade, passe o tempo que passar DEUS vai pedir conta de tudo! essas dúvidas não devem de forma alguma abalar a nossa fé, a palavra diz também diz que, aos homens DEUS reservou mistérios! de uma coisa eu tenho certeza; todos os planos de DEUS é para o bém dos justos. abços!!!!!

  9. A paz do Senhor pastor,todos sabemos que a bíblia é muito resumida,e acredito que o seu conteúdo é essencial para nossa salvação.E também acredito que possivelmente Deus poderia ter criado uma mulher antes de Eva, a tal “Lilith”,e tenho também um outro versículo que posso baseá-lo nesta teoria: Gn.1:27 Criou Deus,pois,o homem a sua imagem,à imagem de Deus o criou;homem e mulher os criou.Se prestar-mos bem atenção,veremos que esta passagem “homem e mulher os criou”foi bem antes de quando Deus disse em Gn.2:18″Disse mais o Senhor Deus:não é bom que o homem esteja só;far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.Então,como é que Eva poderia ser a primeira mulher se desde Gn 1:27 Deus ja tinha feito o homem e a mulher?”HOMEM E MULHER OS CRIOU”.Fique na paz e que Deus te abençoe.

    • lucas disse:

      Realmente pastor, eu tambem tive este entendimento desta pasagem da biblia e tudo leva a crer que eva não foi a primeira mulher e que e citada apenas uma vez na biblia sagrada em Isaias.

  10. fabricio p mundim disse:

    A PAZ IRMÃO NAÕ TENHO TEOLOGIA MAIS POUCO ME IMPORTO QUE EVA FOI A PRIMEIRA MULHER OU NAÕ.ME INPORTA QUE TEM VARIOS PAISES SEM CONHECER UM DEUS QUE PODE CURAR TANTO FISICAMENTE COMO ESPIRITUALMENTE QUE QUER SALVAR PESSOAS.ISTO SIM ME INPORTA O RESTANTES DOS MISTERIOS QUE A BIBLIA NAÕ ESPRIGA ESPERO EM JESUS PARA SER CONTADO NA GLORIA.SINÃO CORAMESMO VCS VAÕ QUEREREM DIZER QUE EU VIM DO MACACO ESTO E TUDO ESTORIAS SEM PROVAS

  11. carlos roberto disse:

    imagino q diante da bibia pode ter havido outra mulher antes de eva porque oq nos temos da bilbia e o suficiente para nossa salvacao em CRISTO JESUS mas é muito resumido e tambem houve muitas interferencias do homen ao tirar muitas coisas sem relevancia espiritual da chamada biblia creio q a historia humana e seus mitos nao interfere na salvacao mas é sempre bom aprender

  12. Fábio disse:

    Antes de mais nada você tem que saber que você, você mesmo que está lendo, é um espirito, possuí uma alma e habita dentro de um corpo, agora vamos lá:
    está comprovado Eva não foi a primeira mulher de Adão kkkkk
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Gênesis 1:27-28
    (um homem e uma mulher são criados em espirito, por que somos espirito.
    Deus diz a respeito da primeira mulher de adão e a adão ” Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” sendo que EVA NÃO TINHA SIDO AINDA CRIADA )

    E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
    ¶ E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
    Gênesis 2:7-8
    (agora Deus da um corpo e uma alma só para o HOMEM)
    ¶ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
    Gênesis 2:18
    (por que idônea e a outra ? não era idônea ? o que a outra fez de errado ? )
    E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
    Gênesis 2:22
    (agora Deus cria Eva já em espirito, alma e copro, da carne de Adão)
    E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
    Gênesis 2:23
    (Está AGORA É… por que ANTES NÃO ERA ? kkkkk) houve uma mulher antes.Que existiu uma mulher antes, está comprovado, só não podemos afirmar quem foi. Na mitologia hebraica ela se chamava Lilith, que se rebelou e se juntou ao inimigo do Deus Eterno, e ela HOJE COMANDA UM DOS TRONOS DA MALDADE, tudo relacionado a sexualidade, prostituição, traição, ela que comanda essa gama de demônios que existem ai que destroem famílias.

Deixe seu Comentário