Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Investigação arqueológica sobre a travessia do Mar Vermelho | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Investigação arqueológica sobre a travessia do Mar Vermelho

Mapa da localização do Mar Vermelho

Mapa da localização do Mar Vermelho

Recebi este texto de um irmão da igreja no dia em que passou no Telecine “Principe do Egito”, uma animação sobre a saída dos Judeus do Egito. Leiam o texto e apreciem este estudo.

Depois de investigar sobre a rota que os israelitas tinham tomado no Êxodo do Egito, Ron Wyatt encontrou que, a descrição bíblica concorda perfeitamente com um barranco profundo chamado Wadi Watir. O livro de Êxodo explica como Deus conduziu os filhos  de Israel, “Deus não os guiou pelo caminho dos filisteus, só porque era perto… Deus fez por isso o povo dar volta pelo caminho do ermo do Mar Vermelho”. (Êxodo 13:17,18). Aqui encontramos uma área extensa, aberta do deserto. Então em Êxodo 14:1,2 Deus disse que deram a volta afastando-se do caminho, na qual encontrou Ron e lhe conduziu a um barranco conhecido hoje como Wadi Watir. A Bíblia registra a reação de Faraó quando lhe informaram que haviam desviado do caminho, (Êxodo 14:3), ”Estão vagueando em confusão pelo país. O ermo os encerrou”, Wadi Watir é um barranco profundo largo que concorda com esta descrição perfeitamente.

Fotografia de satélite do lugar da travessia

Fotografia de satélite do lugar da travessia

Tradicionalmente crê-se que a travessia do Mar Vermelho ocorreu no Golfo de Suez. Não obstante, alí não há montanhas. A área é totalmente plana, e não concorda com a descrição bíblica. O Golfo de Suez converteu-se em um lugar muito popular porque tradicionalmente acredita-se que o Monte Sinai está na península do Sinai. Outra vez a Bíblia nos diz algo diferente, (Gálatas 4:25), “O Monte Sinai, na ARÁBIA”. Depois de várias milhas Wadi Watir desemboca em uma área grande de praia, na costa ocidental do Golfo de Aquaba. A única área de praia ao largo do Golfo de Aquaba, devia ter sido suficientemente grande para acomodar aproximadamente a dois milhões de pessoas e a seus rebanhos. Os Israelitas foram prevenidos de viajar ao norte por causa da presença de uma fortaleza militar egípcia. De fato, ao norte onde Wadi Watir desemboca encontramos uma fortaleza antiga, poderia ser este o lugar mencionado na Bíblia como, Migdol, (Éxodo 14:2). Ao sul, as montanhas se extendem para baixo em direção ao mar, prevenindo assim qualquer outro passo a mais. Certamente não podiam voltar e regressar sobre seus passos pois o exército Egípcio os perseguia. Deus os havia levado a uma ponta onde somente Ele podia livra-los, “Não tenhais medo. Mantende-vos firmes e vede a salvação da parte de Jeová, que ele realizará hoje para vós. Pois os egípcios que hoje deveras vedes, nunca mais vereis, não, nunca mais … E Jeová começou a fazer o mar retroceder por meio dum forte vento oriental, durante toda a noite, e a converter o leito do mar em solo seco, e as águas foram partidas. Por fim, os filhos de Israel passaram pelo meio do mar em terra seca, enquanto as águas eram para eles como muralha à sua direita e à sua esquerda.” (Êxodo 14:13, 21, 22).

O pilar que o Rei Salomão erigiu no lugar onde cruzaram o Mar Vermelho

O pilar que o Rei Salomão erigiu no lugar onde cruzaram o Mar Vermelho

Ron encontrou uma coluna derrubada sobre a costa. No lado Saudita encontrou outra exatamente igual com una inscrição en hebraico antigo que diz, “MIZRAIM (Egito), SALOMÃO, EDOM, MORTE, FARAÓ, MOISÉS, YAHWEH.” Ele crê que foram erigidas por Salomão para comemorar A travessia do Mar Vermelho. As inscrições sobre a coluna que foi encontrada derrubada na costa haviam sido erosionadas. As autoridades firmaram-nas dentro de concreto.

Mergulhando no fundo do mar, em 1978, Ron Wyatt e seus dois filhos encontraram e fotografaram numerosas peças de carruagens incrustados de coral. Desde então, várias incursões de mergulho tem revelado mais e mais evidência. Um de seus achados incluiu uma roda de carruagem de oito raios, a qual levou Ron ao diretor de antiguidades Egípcias, o Dr. Nassif Mohammed Hassan. Depois de examina-lo imediatamente disse que pertenceu à décima oitava dinastía, datando o êxodo no  ano 1446 A.E.C. Quando lhe preguntaram como sabia, o Dr. Hassan explicou que a roda de oito raios foi utilizada únicamente durante este período, a época de Ramses II e Tutmoses (Moisés). Caixas de carruagens, esqueletos humanos, esqueletos de cavalos, rodas com quatro, seis e oito raios, tudo permanece como um testemunho,  como um testemunho silencioso ao milagre da divisão do Mar Vermelho.

Fotografia de uma roda com oito raios

Fotografia de uma roda com oito raios

Um tórax humano encrustado no coral

Um tórax humano encrustado no coral

Diagrama da ponte natural

Diagrama da ponte natural

Possivelmente o mais assombroso de tudo, é a presença de uma ponte natural abaixo da água. Ao largo do Golfo de Aquaba, as profundidades alcançam cerca de 5.000 pés e a costa Egípcia vai descendo a essa profundidade em um declive de cerca de 45 graus. Se os Israelitas tivessem tentado cruzar em qualquer outro lugar ao largo do Golfo de Aquaba teriam que enfrentar uma ladeira muito inclinada de aproximadamente  5.000 pés. Com todos seus animais e carros, a tarefa seria praticamente impossível. Somente aqui, nas margens de Nuweiba, há um  “caminho” descendente em um degrau gradual de 6 graus, a uma profundidade de somente 100 metros. A Bíblia a descreve como, “Aquele que faz um caminho através do próprio mar e uma senda mesmo através de fortes águas.” (Isaías 43:16, 17) A distância de Nuweiba a Arábia Saudita é de cerca de oito milhas. E a largura da ponte natural abaixo da água, estima-se que é de 900 metros.

praia

A praia facilmente pôde acomodar 2 milhões de pessoas

Aarón Sen mergulhou em numerosas ocasiões neste lugar, e pôde atestar a veracidade do descobrimento. Em março de 1998, fotografou os restos de uma roda de carruagem de quatro raios, e retirou ossos humanos dos quais há “dúzias” dispersadas no leito do mar. Um osso foi levado ao departamento de Osteologia na Universidade de Estocolmo, para ser analizado, demostrando que se trata de um fêmur direito humano, masculino. Porém não pôde ser datado, evidentemente procede de épocas antigas. A altura do homem se estima que era dentre 1,65 e 1,70cm,  e os ossos haviam sido substituídos por minerais. Pequenas quantidades de coral cresceram sobre eles substituindo ao mineral. Aarón viu a ladeira ao sul da ponte natural abaixo da água. Tambem viu um caminho que os israelitas haviam limpado para cruzar o Mar Vermelho, conduzindo desde a margem, descendo dentro do mar. Os israelitas tiveram que apartar as pedras e rochas aos lados para permitir o acesso para seus carros.



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



62 Comentários para “Investigação arqueológica sobre a travessia do Mar Vermelho”

  1. Para aqueles que necessitam de provas para crêrem que no que está escrito na Bília Sagrada, toma mais essas.

  2. Guilherme Fajardo disse:

    Maravilhoso mesmo Deus é TREMENDO.

    Sou apaixonado por essa passagem.
    Só queria saber ao certo,

    Quantos M ou Km o povo de Israel percorreu na travessia do mar e a profundidade deste?

  3. CABEÇA disse:

    TOMA satanás NA KARA!!!!!!!!!!!!!!!

  4. RodrigoF disse:

    Bacana o Estudo, só faltou a fonte. God Bless You!

  5. gilson disse:

    Nada disso ainda foi comprovado. Ate hoje so se tem como prova fotos, que poderiam ter sido tiradas de outro local. Cientificamente ainda é invalido.

  6. Rode Madalena de Jesuz disse:

    Exodo 13:2 mapa ´´Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. 3 Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.´´ Este é o ponto em que a Bíblia afirma que ocorreu a travessia do mar vermelho. Que mar vermelho? Peguem um mapa bíblico e vejam que o mar vermelho esta a mais de 100 km daquele ponto. Repito a Bíblia é lógica e3 em todos bons problemas de lógica há coisa que nos trava a atenção, mas que na verdade é só para confundir.Não delete senhor Polegatovamos decifrar a Biblia,pois, os religiosos estão hipnotizados.

  7. paulo hermes disse:

    sou fascinado na história do antigo Egito, e principalmente nas dinástias
    dos faraós e na passagem do mar vermelho. Confirmei a minha dúvida sobre quem era o faraó da época da passagem do mar vermelho.
    fascinante.

  8. bruna disse:

    mto idiota viu !!!!
    é sóo enchessão de linguica !!!
    aff …

  9. pr. cláudio disse:

    Que coisa linda mostrar para os que estão em dúvida quanto à veracidade da Bíblia. É como diz aquele livro; E a Bíblia tinha razão.

  10. Marcelo disse:

    quando essas pessoas que duvidam ainda tiverem um encontro real com DEUS de forma sobrenatural irão parar de suscitar provas no tocante a veracidade da Bíblia, como por exemplo ter uma arma apontada para sua cabeça e esta não disparar num assalto, ter sua esposa curada de hepatite C e tal caso ser motivo de estudo por profisionais renomados, ter um grave acidente de moto num mesmo ponto onde em menos de 12 horas anteriormente outros morreram, ou seja, se DEUS tem um proposito para um povo ou uma pessoa ELE faz acontecer coisas impossíveis.Amém

  11. José Carlos disse:

    Muito bom mesmo..pena ter alguns comentários de pessoas vazias e que nunca vão tirar as vendas dos olhos…Jesus foi claro – quem tem ouvidos ouçca…e tbem – quem lê entenda….puxa vida!! foram encontrados as rodas das carruagens guerreiras dos egípcios…ficou claro que elas sâo daquele momento histórico…mas alguns, mesmo qdo Jesus estiver descendo em glória segundo Sâo Mateus 24, eles ainda não screditarão…naturezas duras e severas….que pena, a materia e extraordinária..grande abraços a todos.

  12. Greice Viana disse:

    Negar o que a Biblia diz,é a mesma coisa que chamar Deus de mentiroso!!!!

  13. Cesar Bastos disse:

    Aos que têm fé não são necessárias explicações.
    Aos que não tem fé, não adiantam as explicações.
    É necessário crer para entender e não ao contrário.

  14. Pr. Joab disse:

    Fico feliz em ver o quanto a Bíblia é fiel. As vezes fico dizendo comigo mesmo:”o que fazer para provar a estes caras (os ateus)”! Porque, por mais que me esforce, os caras estão sempre rejeitando as evidências. Como está acontecendo aqui. Mas, me recordo que ninguém mais do que Jesus sofreu com isto. E, ele, o Senhor, realizava sinais![Jo.12:37] Então, entendo que, mesmo quando o Senhor aparecer nas nuvens com os seus anjos, ainda haverá aquele que com dúvida dirá:”Será que este não é o diabo disfarçado de anjo de luz”?![2Cor.11:14] É bem certo que isto ocorrerá![Is.26:10](Por favor, não apagar meu comentário.Este é o terceiro)

  15. Pr. Joab disse:

    gilson disse:
    agosto 4th, 2009 às10:13
    Nada disso ainda foi comprovado. Ate hoje so se tem como prova fotos, que poderiam ter sido tiradas de outro local. Cientificamente ainda é invalido.

    Á Gilson: Gilson, a ciencia não se interessa para comprovar a veracidade da Bíblia. Antes, por desacreditá-la. Por esse motivo que não foram atrás das provas. E, ainda que comprovem a veracidade dos fatos, mesmo assim, acredito, não publicarão! Quer você queira ou não, acredite ou não, o diabo está por trás desta incredulidade humana.[2Cor.4:4;1Jo.5:19]

  16. joab disse:

    Fico feliz em ver a veracidade da Bíblia sendo confirmada. As vezes me pergunto o que fazer para convencer estes caras(ateus).Pois, por mais que me esforce eles sempre negam as evidências. Mas, ao mesmo tempo, lembro-me que ninguém sofreu mais com isto do que o Senhor Jesus.[Mt.17:17] E olha que ele realizava sinais![Jo.12:37] A incredulidade existiu nos tempos biblico e sempre existirá. Acredito que quando o Senhor voltar com todos os seus anjos, com toda aquela exibição de glória, ainda assim, haverá aquele que, duvidando irá pensar: “será que este não é o diabo nos enganando, disfarçado de anjo de luz?” [2Cor.11:14] Não tem jeito prá incrédulo!

  17. joab disse:

    gilson disse:
    agosto 4th, 2009 às10:13
    Nada disso ainda foi comprovado. Ate hoje so se tem como prova fotos, que poderiam ter sido tiradas de outro local. Cientificamente ainda é invalido.

    À Gilson: Gilson, a ciencia não se interessa para confirmar a Bíblia, antes, por desacreditá-la. Ainda que eles confirmassem a veracidade dos fatos, acredito, que mesmo assim não publicariam as evidências. A incredulidade em Deus neste século não é falta de evidência, é antes, engano![2Cor.4:4;1Jo.5:19]

  18. Luciano Mendes disse:

    ESTÁ ESCRITO: “BEM-AVENTURADO AQUELE QUE NÃO VÊ E CRÊ”, em outra parte “ORA, A FÉ É O FIRME FUNDAMENTO DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM E A PROVA DAS COISAS QUE SE ESPERAM”

    FÉ É ISSO, NÃO É NECESSÁRIO VER PARA CRER, O SIMPLES FATO DE VOCÊ ESTAR AQUI LENDO O QUE ESCREVO JÁ É MAIS DO QUE MOTIVO SUFICIENTE PARA CRER EM TUDO O QUE ACONTECEU.

  19. alguém disse:

    Logo após Jesus ter alimentado uma multidão com 5 pães e 2 peixes, todos que estavam de barriga cheia foram embora, porém os seus discípulos permaneceram com ELE e recolheram ainda 12 cestos de pães que sobejaram. A benção do Senhor é assim, alguns chegam a alcançar, mas mesmo assim não permanecem na presença do Senhor Jesus, mas aqueles que permanecem ficam com os cestos (coração) cheio de pão (JESUS). que Deus os abençõe.

  20. valter disse:

    Não podemos, a priori, acreditar em tudo que vemos ou ouvimos. Realmente pode ter sido montagem. Não há provas científicas do local e da idade dos objetos e, pela aparência, parece a mim, um tanto conservados.
    Acredito, claro, nas leis de Deus, por serem lógicas e inteligentes.

  21. joão disse:

    á muitas descobertas arqueológicas da bíblia que comprova sua verasidade,más quando a pessoa não quer saber de Deus,nem se Deus vier a esta pessoa,ela não quer saber.essas pessoas já estão com suas condenaçoes decretadas no lago de fogo.

  22. Fábio Lyra disse:

    tenho mais algumas perguntas… posso fazer?

    Deus na sua infinita sabedoria é uni-presente uni-ciente uni-potente… porem em gêneses 6:6 ele diz que se arrependeu de fazer o homem, por tanto não foi uni-ciente por ter se arrependido e nem tão pouco uni-potente ao desfazer o que ele fez, pois logo em seguida ele diz:

    “Gênesis 6:7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito”.

    se ele se arrependeu e disse que iria “destruir” tudo que tivesse vida como se explica a quantidade de especies de animais no mundo? sería e é impossível caber um casal de cada espécie pois catalogadas até o presente momento existe mais de 3 milhões de espécies vertebradas e invetebradas, probabilidade não descrita aos tamanhos da arca, que foi onde em seguida Deus manda que Noé leve um casal de cada espécie,

    Portanto Deus não foi uni-ciente ao se arrepender de ter criado o homem…

    Voltando ao assunto de Adão e Eva diz em gêneses que Caim matou Abel e fugiu para as montanhas, para se esconder de Deus, por tanto Deus não seria uni-presente, e no mesmo testo diz que Deus que é Amor amaldiçoou Caim por ter matado Abel por durante sete anos, só que que Caim fugiu da IRA de Deus para as montanhas e lá ele se casou e teve filhos! pergunto a você pastor como? se adão só teve Caim Abel e Sete?

    Não quero duvidar da sabedoria de Deus, pois sou cristão protestante porem com duvidas e me apego a essas duvidas, pois não sou como alguns irmãos e até pastores que me respondem apenas ser um MISTERIO DE DEUS… hora? se Deus se Deus é amor como e pede que amemos uns aos outros como a nós mesmos, que perdoemos os nossos irmãos que não tenhamos IRA por que ele usou de todas essas falhas?

    As vezes em meus estudos verifico que o velho testamento é sim um livro sagrado porém usado para amedrontar, pois vemos muitas coisas que são ditas no novo testamento que são contrarias ao velho… caso do adultério no velho testamento que era para apedrejar, o caso da bigamia onde o homem poderia ter varias mulheres e por ai vai, vejo muitos pastores usarem mais o velho testamento em suas pregações que o novo testamento, pois Jesus diz: Ninguém vai ao reino do céu se não por mim (JESUS) então porque usar tanto o velho testamento? vejo muita coisa que acho que seria incomum fazer ate mesmo para as nossas leis que regem o pais usar -las como fundamento o que tem escrito no velho testamento…

    A causa de maior duvidas em mim é o livro de Deuteronômio onde quase tudo é impossível ou pecado, é neste livro onde vejo as maiores barbaries… até a forma de se vestir é pecado onde se você usar dois tipos de tecido diferente (ALGODÃO E LINHO)é dado por Deus como pecado, e mesmo assim muitos pastores usam o velho testamento com mais freqüência que o novo testamento.

    Agradeço a paciência e se poder me responder eu ficaria muito feliz!! abraço fica em Crito

  23. joão disse:

    A Bíblia Responde

    Categoria: Arrependimento de Deus (clique aqui e veja mais artigos relacionados com esta categoria)
    Visualizações: 5380

    Pergunta: Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa”, no entanto, Gênesis 6:6 afirma: “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração.” Como entender essas duas passagens? Deus se arrepende ou não?

    Resposta: Normalmente, quando é que você se arrepende de ter feito alguma coisa? Quando você cometeu um erro, não é? É comum alguém dizer: “Fiz algo errado e me arrependo disso”. E por que, normalmente, alguém se arrepende do erro cometido? Porque ele gera consequências desagradáveis. Assim, o arrependimento humano ocorre, na maioria das vezes, por causa de uma falha cometida (pecado) e que gera consequencias ruins das quais nos sentimos arrependidos.

    Também é comum ouvirmos pessoas dizendo: “Não me arrependo de ter feito tal coisa, mas não gostaria de ter que passar pelas consequencias que ela gerou”. Essa situação é pior ainda, pois a pessoa não reconheceu que errou e nem se sente triste por ter cometido o erro, apenas lamenta ter que passar pelas consequencias do seu pecado.

    O arrependimento de Deus é diferente do arrependimento humano.

    DEUS NUNCA ERRA! Se Ele não erra, então não pode Se arrepender, como nós humanos, por algum erro que tenha cometido. Vejamos então cuidadosamente como a Bíblia utiliza a palavra arrependimento referindo-se a Deus.

    Em Números 23:19-20 lemos: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar”. Essas palavras foram proferidas por Balaão e registradas por Moisés. Notem que o verso está dizendo que Deus havia abençoado o povo de Israel e que Ele não iria mudar de idéia. Nada nem ninguém poderiam fazer Deus mudar Seu plano de abençoar o povo. Nesse sentido, Deus não Se arrepende. Ele não muda Sua Palavra. Por mais que os inimigos do povo de Deus tenham tentado através de subornos e artimanhas não conseguiram fazer Deus mudar de idéia. Quando Deus abençoa, Ele não muda. Pode acontecer do homem mudar e colocar-se numa posição que o impeça de receber as bênçãos de Deus, mas Deus não muda Seu propósito de abençoar a humanidade porque Ele nos ama e não muda.
    Note que Moisés não está comparando Deus com os homens. Aqui está a chave! DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE SE ARREPENDA COMO UM HOMEM. Deus não tem nenhum erro do qual se arrepender.

    Ao lermos passagens bíblicas que nos informam que Deus Se arrependeu precisamos levar em conta que o arrependimento divino é totalmente diferente do humano. Quando a Bíblia fala do arrependimento humano usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino usa estas: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar, etc.
    O arrependimento divino não traz mudança em Seu Ser, mas no Seu modo de tratar o homem. O arrependimento de Deus mencionado na Bíblia pode ter o sentido de mudar de idéia ou estar triste. Em diversas circunstâncias, quando o povo mudou de atitude e de procedimento abandonando seus pecados, Deus mudou de idéia, isso é, revogou a sentença outrora proferida. Veja algumas passagens bíblicas que ilustram esse ponto:
    “Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.” – Êxodo 32:14.
    “Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.” – 2 Samuel 24:16.
    “Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu este ao Senhor, e não implorou o favor do Senhor? e não se arrependeu o Senhor do mal que falara contra eles? Mas nós estamos fazendo um grande mal contra as nossas almas.” – Jeremias 26:19.
    “Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.” Também disso se arrependeu o Senhor. Nem isso acontecerá, disse o Senhor Deus.” – Amós 7:3,6.
    “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” – Jonas 3:10.
    “ E orou [Jonas] ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” (Jonas 4:2 RA).

    No caso de Nínive, Deus Se arrependeu e não os destruiu como disse que faria. Nesse caso, o arrependimento de Deus significa que Ele ficou muito contente pelo fato dos cidadãos de Nínive, ou pelo menos alguns deles, terem se convertido de seus maus caminhos e voltado para Ele! As passagens acima apresentam o arrependimento de Deus como uma mudança no modo dEle tratar com os seres humanos, fruto da mudança do homem em relação a Ele e Seus propósitos.

    Outros versos bíblicos falam que Deus Se arrependeu no sentido dEle ter ficado triste com o que os homens fizeram com a liberdade que lhes foi concedida. Vejamos duas dessas passagens:
    “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.” – Gênesis 6:5-7.
    “Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.” – 1 Samuel 15:35.

    Quando Gênesis 6:6 diz que Deus Se arrependeu de haver feito o homem está afirmando que o Senhor sentiu profunda dor por ter de executar juízo contra o homem. DEUS é AMOR! Ele quer que os ímpios se convertam dos seus maus caminhos e vivam eternamente com Ele (Ezequiel 18). Assim, quando Deus percebeu até que ponto a maldade humana havia crescido nos dias de Noé, ficou triste. Ele já havia tentado de tudo para chamar aquele povo ímpio de volta para os Seus caminhos. Agora, nada mais daria resultado. Não havia mais remédio. Deus viu que todos os habitantes da Terra, exceto a família de Noé, precisariam ser destruídos, condenados à morte eterna. Isso trouxe profunda tristeza a Deus.

    Deus se arrependeu de ter criado o homem no geral? NÃO! Deus ficou triste pelo fato daquela geração O haver rejeitado completamente a ponto de terem de ser destruídos. Deus ficou triste por ter de punir a maldade humana, que havia alcançado proporções enormes.

    Esse é o arrependimento de DEUS apresentado na Bíblia. Ele nunca erra, mas se alguma de Suas criaturas erra insistentemente a ponto de se perder eternamente, Deus, que não tem prazer na morte de ninguém, fica triste pelas consequências que essa criatura terá que sofrer. A esse sentimento de dor e perda a Bíblia chama de arrependimento ou pesar de Deus.

    EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE

    EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE

  24. Tacy disse:

    Mas que ano exato o moisés cruzou o mar vermelho? pois eu tenho um trabalho para entregar ta! Obrigado Tacy

  25. Vera disse:

    BRUNA E GILSON,EU PEÇO A DEUS QUE ANTES DO FIM DOS TEMPOS VCS ESTEJAM CONVERTIDOS A CRISTO.senão coitados de vcs!! não poderão voltar atras
    com suas duvidas e confessarem q estavam enganados e satanás vai adorar tudo isso!! em vez de duvidar procurem alguem q vos ensine o evangelho genuino sem rodeios porq a biblia e simples o homem é q complica!!

  26. dito cavalcante disse:

    DEUS e DEUS pronto e acabou não importa o que a humanudade pense ou fale acredite seja la o que for. A verdade e que DEUS sempre fez e continuara fazendo milagres que ira confundir a mente humana, mas nem por isso ele deixara de realiza los. Por isso isso creia em DEUS e sejam felizes como eu sou, acredite sua vida vai mudar. Amem

  27. JORGE GONZAGA disse:

    MUITO LINDO ESTA DESCOBERTA APAZ DO SENHOR PASTOR FICA COM DEUS

  28. Gilson Gonçalves de Oliveira disse:

    O antigo Dicionário John D. Davis foi produzido, em partes, a maneira dos apócrifos: Muitas distorções nas informações arqueológicas, que, felizmente, fora corrido na sua versão recente. Infelizmente, com as informações erradas surgira igualmente pregações distorcidas. Assim, foi com a teoria da Travessia Tradicional do Mar Vermelho. De modo que, adulterado ou não, muitos especificaram que a Arábia ia até a Penísula do Sinal para justapor a informação de Paulo aos Gálatas (“Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia”. 4.25). Entretanto, esta descoberta do Dr. Ron Wyatt e sua equipe foi para os dias atuais um “novo abrir do Mar Vermelho”. Nada foi abundamente evidenciado pelos estudos arqueológicos dentro da matéria in loco qual as suas próprias. O onus da prova ao contrário cabe aos céticos fazê-la. O que será impossível.

  29. A questão não é falta de fé; é apenas de comprovação do que está escrito. Se não pudessemos comprovar nada do que está escrito na bíblia nossa fé seria em vão.

    Jesus veio e mostrou os sinais para todos cressem. E agora temos a ciencia ao nosso favor e se curvando diante do pode de Deus.

  30. marcio vieira disse:

    Eu já conhecia o documentário, muito bom. Temos que divulgar e procurar mais documentos, contra fatos não há argumentos, no you tube tem este documentário em filmagem. http://www.youtube.com/watch?v=E-XJ6Ij87f0

    Sds.

  31. engraçado…quando eu era criança eu dizia que seria cientista para poder mergulhar no mar vermelho e procurar os esqueletos dos egipcios ,suas caruuagens e cavalos…

  32. Iane Silveira disse:

    Acredite quem quiser, mas Deus abriu o Mar Vermelho e se preciso for ele abre o Oceano para livar os seus, ele fez brotar agua da Rocha, fez cair o mana dos Ceus para alimentar o seu povo, Deus e mesmo Fiel, e hoje ele faz muito mais e so crer e ver como Deus e tremendo e pode todas as coisas. Verdadeiramente ele abriu o Mar Vermelho, pode falar o que quiser mas eu sei em que tenho crido e sei que Ele e Fiel.

  33. Sérgio disse:

    Bom e perfeiro só existe Deus. Deus fez,faz e fará milagres;pois o Senhor é fiel a todos que obedecem sua palavra.

  34. Mari Manfrim disse:

    …Que pena pessoas têm de estudarem tanto para entender aquilo que é tão simples e claro…ops:me esqueci isso só é revelado aos pequeninos…e não aos sábios que de tão sabios se quer enchergam que estão cegos pelo proprio enganador o qual o proprio nome ja diz tudo (enganador)…é realmente uma pena…ainda bemque naosou sábia….

  35. Mari Manfrim disse:

    …Que pena pessoas têm de estudarem tanto para entender aquilo que é tão simples e claro…ops:me esqueci isso só é revelado aos pequeninos…e não aos sábios que de tão sabios se quer enchergam que estão cegos pelo proprio enganador o qual o proprio nome ja diz tudo (enganador)…é realmente uma pena…ainda bem que nao sou sábia….

  36. DA disse:

    Já se sabe qual a posição geográfica do monte Sinai??
    Se positivo gostaria de ter as coordenadas.
    Muito obrigada e que Deus abençoe sua vida.

  37. Stéphanny Belchior disse:

    Vocês poderiam me informar quanto tempo durou a passagem pelo Mar Vermelho ?

  38. pr.jorge disse:

    irmãos e amigos ,vocês podem encontrar muitas provas que fortalece este acontecimento da atravessia do mar vermelho .Lendoo livro:´´A Assinatura de Deus“

  39. jose carlos disse:

    eu acredito pois nem precisava tera fotos dados cientifico por que Deus mim fez ñ foi uma bomba eu ñ sou um acidente sou planejado!

  40. Rafael ammon disse:

    Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da humanidade, neste sentido a ciencia é importante pois nos esclarece, a ignorancia, verdadeira sombra que cobre nossos olhos da visao de Deus, compreender a natureza das coisas não é querer duvidar de Deus e sim apreciar sua obra com mais fervor, com mais certeza, não apenas acreditando por que alguem lhe contou, ou porque você leu, mas porque você tem certeza! E a certeza somada à logica a favor da fé é um instrumento essencial, para entender a natureza e a vontade de Deus, e também para seguir os ensinamentos de nosso mestre guia e modelo de toda humanidade,Jesus. Realmente não me importa se os israelenses realmente atravessaram o mar vermelho ou não, na verdade a veracidade da biblia também sob este ponto de vista, não é importante, por que Deus não é um livro, Deus é Deus, e se você acredita Nele, apenas por que crê na veracidade de um tomo, que pode ou não ter sido traduzido e modificado durante gerações, certamente, a sua fé não é inabalavel.

  41. Talita disse:

    “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
    Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
    E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.”( 2 timoteo 2:24-26)

  42. Rosy disse:

    A bíblia não é lógica, entendimento da razão muito menos em estudos humanos, a bíblia é a revelação, é o segredo de Deus revelado pelo Espírito Santo aos nossos corações. Pense nisso!

  43. ANOILDO disse:

    POR VENTURA QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM ACHARÁ FÉ NA TERRA?
    PARA ALGUÉM QUE DEUS MUDOU LEIS, PARA CUMPRIR UMA PROMESSA QUE LHE FEZ, É IMPOSSÍVEL FALTAR FÉ PARA O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA QUANTO A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO.

  44. advaldo sampaio disse:

    DEUS é maravilhoso!!!por isso que eu não canço de glorificar o nosso DEUS mesmo milhares de anos ele ainda preservou a s evidencias desse grand e fato historico de livramento para o seu povo
    GLORIA A DEUS !!!!!!!!!!

  45. pregador disse:

    e uma pena que ainda tenha pessoas que coloquem em cheque as declaraçoes bibicas mas que fazer isto epara que o povo de DEUS tenha mas vigor espiritual e ploclame a palavra a toda criatura que DEUS se compadeçadestas pesssoas ederrame sua misericorda

  46. vademar t. silva disse:

    felicidade para os escolhidos que Deus( reservou).e infelicidade para os que não creem só temos pena deles

  47. valdir s rosa disse:

    Louvado seja DEUS, pois pela fé cremos, mas se tiver fatos que comprovem,aqueles que nao tem fé podem acreditar também,que nosso Senhor JESUS o Cristo possa abrir o entendimento de todo o mundo, amém;;;

  48. advaldo sampaio disse:

    Interessante é que DEUS teve o cuidado de preservar essas evidencia para o mundo de hoje ver que a travassia do mar vermelho não foi só uma lenda como muitos falam mas foi um fato comprovado!
    GLORIA A DEUS!!

  49. marcelo disse:

    shalom atodos,ADONAI É O SENHOR DEUS O TODO PODEROSO,O PODEROSO GIBOR QUE FEZ O CÉU E TERA E OS SETE MARES,OS GRANDES PEIXES MARINHOS,E O LEVITÃ PARA NELE FOLGAR COMO ESTA ESCRITO EM JÓ,ELE É SOBRENATURAL E ELE É DEUS CAPAZ DE FAZE R QUALQUER COISA QUE ELE QUEIRA,PORQUE PAQRA ELE NADA É IMPOSSIVEL,CREIO QUE EEL VAI ABRIR UM CAMINHO QUE NUNCA VCE TRILHOU ANTES,UMA PORTA NO MEIO DA CIRCUNSTANCIA ,NO MEIO DO APERTO,NO MEIO DA BATALHA FISICA,EMOCIONAL E ESPIRITUA.AMADOS,A PALAVRA DE DEUS É A VERDADE INCONTESTAVEL E INFALIVEL,E É PARA QUEM CRER EM ADONAI,O DEUS DOS HEBREUS,QUE LIVRA E SALVA E PORA MARAVILHAS;ELE AINDA É O MESMO,E VOCES QUE NÃO ACREDITA QUE O MAR VERMELHO SE ABRIU NO MEIO E ISRAEL PASSOU EM SECO,UM DIA VOCE ESTARÁ DIANTE DE UM MAR DE PROBLEMAS E APERTOS E TRA QUE CLAMAR POR SOCORRO E AJUDA DESTE DEUS AMOROSO E BOM E MISERICORDIOSO E AMAVEL,E ENTÃO COMO EU UM DIA PROVEI QUE ELE ELE É RAL.NÃO SEJA UM INCREDULO,MAS CRENTE.UM DIA JESUS VAI APRECER PARA VOCE E MOSTRAR SUAS MÃOS FERIDAS POR TI NA CRUZ E SEU LADO FURADO POR VOCE QUE NÃO CRE.JESUS,OU YESHUA PARA OS AMADOS E QUERIDOS POVO JUDEU E TODAS AS TRIBOS DA TERRA.JESUS DISSE EU SOU O CAMINHO,A VVERDADE EA VIDA,NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM.JESUS É REAL.SHALOM ATODOS.

  50. O Eterno D’us e único D’us de Israel é sempre verdadeiro. E sua Santa Torah é certeira. Felizes os que O escutam e que guardam o Sagrado Nome Dele de profanação. Porque Ele dará muitos anos de vida aos que guardarem às leis que Ele instituiu (Mishlê/Provérbios 4:12-13).
    .
    Já sobre Jesus, eu sou judeu e não creio em Jesus como o messias. E por quê haveria de crer? Ele não cumpriu as profecias do Tanakh. Sobre isso, veja: http://retorne.wordpress.com/2010/05/22/por-que-jesus-nao-e-o-messias-segundo-os-judeus/
    .
    Abraços,
    .
    Sebastião Marques

  51. Márcio disse:

    Hehheheh para aqueles q ainda naum crem na veracidade da Biblia TOMA AEEE!!!! Muito lindo ver como Deus age ELE é PERFEITO nós q erramos e às vezes até duvidamos TOMA aee pra nós Crentes NELE e no seu Evangelio,,,,,,, Glorias a DEUS

  52. PEDRO PAULO OLIVEIRA disse:

    Estes céticos e atoas e também incrédulos, não sabem o que estão perdendo fazem apologia para o inferno inconsciente ou até mesmos conscientes, falando besteiras contra a Bíblia e zombando da sua autoridade . Veja este documentário antes de falar bobagens contra o Criador do Universo.Isto não é uma investigação do fbei , nem de investigador de pula cerca, neste caso é arqueologia comprovada pra todos os especuladores de platão…

  53. giselia cristina de souza carvalho disse:

    Há pessoas que ainda com evidencias, vão ter dificuldade em crer.
    Somos o maior milagre de Deus nesta terra, começamos o siclo da vida insiguinificantes, com prepotência achamos aptos a entender os mistérios de Deus, esquecendo que somos pó. O Senhor nos deu a graça da vida, um corpo perfeito, saúde, força o Espírito Dele.
    como não devo acreditar em um Deus como este?
    Ainda que não tivesse prova como estas eu creio, quando eu estava na barriga da minha mãe, eu também não tenho provas, mas estou aqui!

  54. Atheus disse:

    Há fanaticos religiosos, cegos de pai e mãe, e ignorantes acima de tudo, que não se dão conta sequer, que as escrituras biblicas já foram modificadas com acréscimos e decrescimos, de acordo com a conveniência dos dominantes de cada época. Se ainda existe algo original, quem garante interpretações reais, se a vezes temos dificuldades de intermpretar um texto atual, porém de diferentes regiões?

  55. David N. disse:

    Esta travessia do Mar Vermelho nunca existiu…Onde estao as provas das carruagens do Farao?Onde esta a Arca da Aliança que guardava os Dez mandamentos?Onde esta a Arca de Noe????David Junior.Recife Pe.

  56. ARAUJO disse:

    EXISTE A ALTA CRÍTICA, QUE ESTUDA A BÍBLIA DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO COM A CONFIRMAÇÃO DA PÁ DO ARQUEÓLOGO; E A BAIXA CRÍTICA, QUE APENAS DIZ: “NÃO EXISTIU, NÃO É VERDADE E ETC”, OU SEJA, SEM CONHECIMENTO DE CAUSA, QUEREM COMENTAR O QUE NÃO CONHECEM! PARA DIZER QUE ALGO ESTÁ ERRADO, É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO; CASO CONTRÁRIO É PURA ESPECULAÇÃO – CRITICAR POR CRITICAR. A CIÊNCIA TRABALHA COM O EXPERIMENTO, COM O QUE É PALPÁVEL. JÁ A FÉ, É PELO CRÊR! SE PERGUNTAR: QUEM DESCOBRIU O BRASIL? RESPONDERÁ CERTAMENTE O QUE NÃO CRÊ NAS NARRATIVAS BÍBLICAS – PEDRO ALVARES CABRAL E QUE PARA ISTO EXISTE UM DOCUMENTO ESCRITO NARRANDO AS DELÍCIAS DA NOVA TERRA. ISSO NINGUÉM DUVIDA! COMO DUVIDARIA MILHÕES DE PESSOAS EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO DAS NARRATIVAS DA BÍBLIA? OUTROS DIZEM: ELA FOI ESCRITA POR HOMENS… SIM! DE FATO, MAS DIRIGIDA POR DEUS! GOSTARIA DE SUGERIR AOS QUE DISCORDAM MESMO SEM CONHECIMENTO CAUSAL DA BÍBLIA, UM TESTE: DAR-LHES PAPEL, CANETA, DICIONÁRIO, COMPUTADOR C/INTERNET, E TODA ESTRUTURA NECESSÁRIA À 40 MATERIALISTAS CONVICTOS, OU OS DE ARAQUE MESMO, DISTRIBUIDOS EM 40 COMPARTIMENTOS ISOLADOS UNS DOS OUTROS, COM O COMPROMISSO DE CADA UM ESCREVER SUA OBRA QUE AO FINAL, SERÁ REUNIDA EM ÚNICO VOLUME, AFIM DE TORNÁR-SE UM “BEST SELERS”. SE ALGUÉM POR AÍ DESEJA SER “FILHO DE MACACO”, FIQUE À VONTADE. O NOME DISSO SE CHAMA LIVRE ARBÍTRIO. VOCÊ SÓ TEM QUE FAZER DAS DUAS UMA – OU VOCÊ ACEITA OU REJEITA!SE O QUE ESTÁ NA BÍBLIA É BOBAGEM, NÃO ACONTECERÁ NADA DE MAIS, TODOS IREMOS PARA O CÉU OU PARA ALGUM LUGAR BONITO DESCANSAR OU NOS PREPARAR PARA MAIS UMA DAS MUITAS VIDAS A VIVER NUM INTERMINÁVEL SEI LÁ O QUE… TUDO BEM. MAS FICA TUDO LEGAL, NÃO É MESMO? AGORA, SE DE FATO ASSIM COMO MILHÕES ESPALHADOS PELO MUNDO CRÊEM, QUE O QUE ESTÁ NA BÍBLIA
    É VERDADE E QUE VAI SE CUMPRIR LITERALMENTE CADA VÍRGULA DO QUE NELA ESTÁ ESCRITO. ENTÃO GALERA DO “SÓ ACREDITO VENDO”, VOCÊS ESTÃO COM UM BAITA PROBLEMÃO, E PRA TODA A ETERNIDADE… QUEM VIVE NO ENGANO DAS RELIGIÕES PRECISA DA VERDADE, E O NOME DELA É JESUS – CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. ACEITE A CRISTO COMO SEU ÚNICO SALVADOR AGORA MESMO. QUE DEUS TE AJUDE!

  57. patricia disse:

    concordo com vc rafa
    eles nem sabem o q tão falando
    sou ateu para sempre
    u.u

  58. Leandro disse:

    Ron Wyatt?? Ron Wyatt?? kkkkkkkkkkk

    Vcs são muitos bobos de acreditar nesse e outros fanfarrões! Olhe esse link de um site cristão.

    http://www.criacionismo.com.br/2009/03/boataria-internetica.html

  59. Ciélio disse:

    Pastor; tira uma dúvida minha por favor? Estou querendo saber a parte que os Israelitas atravessaram o mar vermelho,porque encontrei varias opções,mas a bíblia fala diferente,veja só;em Ex;13;20 diz que o povo partiu de sucote e acamparam em etã à entrada do deserto,e et~e fica do lado de dentro das duas margens do mar,em Ex 14;2 Deus fala para que eles VOLTEM e acmapem diante de Pi-Hairote,entre Migdol e o mar,e Pi-hirote fica do outro lado,ou seja do ladode fora do mar,,entao queria saber; O trajeto do povo nao foi este? eles vieram até o deserto de etã depois voltaram para o outro lado do mar,para que confudisse a cabeça do rei?é o que a bíblia tá me mostrando conforme o mapa,mas até agora nao vi nenhum mapa ou comentario dessa forma,me responda por favor,tirando minhas dúvidas

  60. Rodrigo disse:

    Pi-Hairote: Último local de acampamento dos israelitas antes de cruzarem o mar Vermelho. (Núm 33:7, 8) Depois de terem acampado em “Etão, na extremidade do ermo” (Êx 13:20), Moisés recebeu instruções de Jeová Deus para ‘voltar e acampar diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, à vista de Baal-Zefom’. (Êx 14:1, 2) Se os sítios de Migdol e de Baal-Zefom fossem conhecidos hoje, não seria difícil identificar Pi-Hairote. Mas isto não acontece, e as tentativas de ligar seus nomes, bem como o de Pi-Hairote, a certas localidades ao longo da fronteira leste do Egito, têm sido variadas e um tanto inconclusivas. Por isso, certos diferentes aspectos geográficos contidos no próprio relato parecem apresentar uma base mais sólida para se ter uma idéia de onde se localizava Pi-Hairote.
    Pi-Hairote ficava perto do mar Vermelho, em algum ponto em que a única via de escape diante das forças egípcias que avançavam seria através do próprio mar. O mar, naquele ponto, deve ter tido profundidade suficiente para que as águas fossem “partidas”, a fim de formar uma passagem pelo “meio do mar”, as águas formando uma “muralha” em ambos os lados. (Êx 14:16, 21, 22) Nenhum local ao N do golfo de Suez poderia satisfazer adequadamente tais requisitos. É verdade que muitos peritos modernos defendem a teoria de uma travessia na baixa região dos lagos Amargos, que começa a uns 25 km ao N de Suez. Este conceito, porém, vem acompanhado de uma negação da natureza miraculosa da travessia (sustentando que a travessia foi apenas por um charco ou pântano) ou pela idéia de que a extremidade norte do mar Vermelho antigamente ia até a região dos lagos Amargos e que as águas ali eram muito mais profundas naquele tempo, embora a evidência arqueológica indique ter havido bem pouca mudança no nível das águas desde os tempos antigos.
    Por esta razão, o local sugerido por peritos mais antigos (do século passado) ainda parece ser o que melhor se ajusta às exigências da história bíblica. Pi-Hairote é evidentemente um local na estreita planície que corre ao longo do sopé sudeste de Jebel ʽAtaqah, a cerca de 20 km a SO de Suez. Tem-se sugerido que a travessia se deu a partir do promontório chamado Ras ʽAtaqah, e que conduziu através do leito do mar até a vizinhança do oásis ʽAyun Musaʼ, na margem oposta. O leito do mar nesta região declina de forma bem gradual em ambos os lados devido a bancos de areia que se estendem por 3 km de ambos os lados. A profundidade máxima da água perto do meio dessa trajetória é de cerca de 15 m. A distância duma margem à outra é de uns 10 km, permitindo amplo espaço para que os possivelmente três milhões de israelitas atravessassem o leito do mar, ao mesmo tempo em que as forças militares de Faraó também percorressem aquela passagem miraculosamente provida, no esforço de alcançar a hoste israelita.

Deixe seu Comentário