Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

 Por que temos tantas denominações? | Pastor Claybom
nav-left cat-right
cat-right

Por que temos tantas denominações?

igrejaEsta pergunta vem batendo na porta de muita gente. Além das denominações históricas como a Batista, Presbiteriana, Metodista, temos as pentecostais que são recentes como no caso da Assembléia de Deus que em 2011 irá completar seu centenário no Brasil. Agora temos centenas de outras denominações que surgiram no último século, mais precisamente nos últimos 40 anos. E outro dia mesmo me perguntaram: por que tantas denominações?

É muito difícil explicar isso… sem culpar o homem. A verdade é que nos últimos anos a maioria das denominações que tem surgido tem base na discordância da gestão do poder. Vamos exemplificar: o irmão Joãozinho discorda das decisões do pastor em relação a direção que a igreja tem tomado. Ele reune um grupo de irmãos na casa do irmão Mario e, juntos, resolvem fundar a igreja o “Ministério do Arrebatamento Coletivo Só Aqui“, pois eles tem certeza de que só eles irão subir.

Apesar de ser uma situação completamente hipotética é o que mais tem acontecido ultimamente. Outro dia fui visitar uma igreja em festa em um bairro conhecido como Jardim Catarina e no caminho passei por muitas igrejas, inclusive algumas da mesma denominação porém com alguns complementos no nome meio estranhos. Ao final do trabalho fui conversar com a liderança da igreja e fiquei sabendo que, pelo menos duas das igrejas que eu vi, eram dissidentes dali.

Não fiquem chocados não… as igrejas que podemos classificar como pós-reformistas estão em franco crescimento… talvez seja melhor dizer nascimento. Pior que é verdade. Mas são igrejas ruins? São igrejas falsas. Não seria ético dizer que são. Mas aconselho sempre a visitá-las (se for o caso) com o olhar crítico. Igrejas devem ter oferta e dízimo senão não sobreviveriam, mas pedir “voto”, “sacrifício”, “vender oração” – isso já é para ligar o alerta vermelho!!

Igrejas que fazem a vontade de Deus existem, não temam! Essas o Senhor tem abençoado e o inimigo de nossas almas tenta difamar. Se você procurar irá achar. Mas lembre-se: não existe a igreja perfeita… cada um de nós tem que fazer a parte que nos cabe.

Agora se você quer rir um pouquinho dê uma olhada nesta lista de nomes de denominações que tem surgido por aí.

Graça e Paz para todos!



Publicado por Pastor Claybom, pai apaixonado, nerd como marca de nascimento, geek por paixão, adorador por excelência. Enfim, um servo de Deus que tenta entender tudo o que Ele nos oferece no dia a dia.



Um Comentário para “Por que temos tantas denominações?”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Pastor Claybom, Caio Brant. Caio Brant said: RT @pastorclaybom #BlogPastorClaybom – Por que temos tantas denominações? http://migre.me/a793 […]

  2. josenildo disse:

    oi eu já fis essa pergunta aos pastores só não tive respostas,vejo aqui uma bem aproveitadora mais eu creio em um só Deus
    Jesus teve consigo 12 apostulos e vos ensinou e deixou seu exemplo aqui na terra
    ele poderia ter dado a cada um dos apostulos uma denominação por que ele falou eu sou. então ele mesmo falou eu sou a Igreja e sendo assim os apostulos seguiram
    seus exemplos de vida levando amor paz curando fazendo inúmeros milagres por meio do espirito santo de Deus então creio que só existe uma só Igreja que é a de Jesus cristo por isso eu a sigo amando-o e adorando todos os dias da minha vida. os homens são fracos como todos os que coordena as denominaçães mais eu não posso jugar pós só Deus sabe todas as coisas e nos devemos fazer nossa parte.e ouvindo o espirito santo que nos ensina a amar e respeitar uns aos outros então não jugue quem faz errado e sim ajude para que eles encontre o verdadeiro caminho e consiga encontrar Deus em sua vidas. Deus vos abençoe.

Deixe seu Comentário